Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Isso é Muito Elevado!…
Estamos em Vidhi-Marga

Srila Bhakti Rakshak Sridhar
Dev-Goswami Maharaj

___________________________

Não devemos ingressar na discussão de aspectos mais elevados e sutis do lila de Radha e Krishna. Isso não deve ser discutido em público. Essa é a distinção entre a Gaudiya Math e a sessão sahajiya. Os sahajiyas estão tentando imitar todas essas coisas, mas nós não temos fé na imitação. O lila superior virá pessoalmente, e despertará de modo irresistível. Quando o programa do estágio de sadhana tiver terminado, virá automaticamente, espontaneamente. Não é que primeiro conheceremos a forma e depois chegaremos lá. Essa não é a política aceita por Guru Maharaj, Prabhupada.

Pujala raga-patha gaurava-bhange, isso está sempre acima de nossas cabeças. O prospecto futuro de nossas vidas, vida após vida, não pode ser concluído tão facilmente. Devemos pelo contrário fomentar a esperança, a pura esperança de que um dia seremos levados a esse campo do serviço com esta idéia: pujala raga-patha gaurava-bhange. Isso é muito doce. O raga-patha, o caminho da devoção espontânea, está acima de nossas cabeças. Somos servos do raga-patha. Estamos em viddhi-marga, o caminho da prática regulada, sob regras escriturais. Devemos viver e mover-nos sob a orientação escritural e sempre mantermos o raga-patha acima de nossas cabeças. Pujala raga-patha gaurava-bhange.

O inteiro teor da vida de Guru Maharaj era esse: "Isso é elevado, muito elevado, e deveremos honrar isso daqui de baixo." Devemos estabelecer essa concepção, o respeito apropriado por esse lila superior por todo o mundo. "Isso é muito elevado."

Existem muitas coisas atraentes abaixo daquele lila mais elevado. O encanto e a razoabilidade do plano superior são o suficiente para convencer uma pessoa a vir para este lado. Esses lilas devem ser deixados ficar bem acima de nossas cabeças. Devemos lidar com esses lilas todos, especialmente madhurya lila, com muito cuidado.

Certa vez, Prabhupada fez arranjos para pregar em Vrindavana durante todo o mês de Karttika. Ele pediu a Bharati Maharaj, na ocasião, que explicasse o sétimo canto do Srimad-Bhagavatam, a história de Prahlad. Ele não pediu por narrativas a respeito de Krishna, Radha, Yasoda ou qualquer coisa de Vrindavan. "Pregue suddha-bhakti de Prahlad primeiro. As pessoas estão maduras em sahajiyaismo, na imitação da devoção. Tente apenas fazê-los compreender, ingressar no plano de bhakti. Isso é grandioso; o que dizer do Krishna-lila —isso está longe, muito acima."

Em Vrindavana, as pessoas se perguntavam, "O que é isso? Eles estão explicando o Bhagavatam, pondo de lado o décimo canto! Eles estão explicando o Sétimo Canto, Prahlada-lila, a porção inferior de bhakti. Isso é maravilhoso e estranho!"

Mais tarde, eu descobri que o próprio Srila Prabhupada falou vários dias a respeito da linha limite entre Radha-Kunda e Syama-Kunda. Ele leu e explicou o Upadeshamrita de Srila Rupa Goswami. Ele não falou a respeito de Srimati Radharani nem a respeito de Krishna, mas a respeito do Upadeshamrita –os ensinamentos básicos. Sua atenção estava sempre focada no básico, porque os frutos virão naturalmente. "Ponha água na raiz e os frutos virão por si mesmos."

Sentado entre Radha-Kunda e Syama-Kunda ele não explicou o Bhagavatam mas o Upadeshamrita. O Upadeshamrita contém a substância dos ensinamentos de Mahaprabhu na linguagem de Rupa Goswami. Srila Prabhupada explicou estes tópicos e nada do Govinda-Lilamritam, ou do Sri Krishna Bhavanamrita de Visvanath Chakravarti. Os tópicos mais elevados de madhurya lila, os passatempos amorosos de Radha e Krishna foram deixados de lado.

Pujala raga-patha gaurava-bhange. Prabhupada instruiu que não devemos ir viver em Radha-Kunda, o local mais sagrado de peregrinação. Certo dia, próximo ao Lalita-Kunda, onde havia um prédio de um único andar em Svananda Sukhanda Kunja, ele disse: "Precisamos de um segundo andar, mas eu não serei capaz de morar lá." Eu perguntei:"Se o senhor não morar nesse primeiro andar, quem viverá lá? Qual é a necessidade de mais uma construção?"

"Não, você não sabe. Pessoas melhores residirão lá: Bhaktivinod Thakur, Gaura Kishora Babaji Maharaj. Eles morarão lá, e nós ficaremos no térreo e os serviremos." Novamente, ele disse: "Eu morarei em Govardhana. Radha-Kunda é o local mais elevado, o local de nosso Guru Maharaj, de nossos Gurudevas. Eles viverão lá em conexão íntima com o lila, mas nós não estamos capacitados para morar lá. Moraremos em Govardhana, um pouquinho distantes. Porque teremos de ir e servir a nossos Gurudevas, devemos ficar por perto, mas não devemos viver em conexão íntima com eles. Não somos capacitados."

Nosso Guru não nos permitia que lêssemos livros onde se descrevem os lilas superiores: Govinda-lilamritam, Tava-kusumanjali, Ujjvala-nilamani. Ele não nos permitia estudar ou discutir esses livros. Pelo contrário, ele ficava muito perturbado se ouvia que alguém estava interferindo com os lilas superiores contidos nesses livros. Ele não gostava disso.

Eram três capítulos do Sri Chaitanya Charitamrita que em geral não nos era permitido discutir plenamente, incluindo a conversa com Ramananda Raya, onde se lida com o lila de Radha-Govinda –nós não podíamos lidar com isso. É claro que o parayana (o cantar consecutivo de todo o livro) estava tendo lugar, tínhamos que continuar lendo essas sessões mas sem darmos qualquer atenção ao lila do nível mais elevado de raga. Isso era proibido: "Não tente entrar em detalhes aqui. Isso virá automaticamente, quando for o momento. Não o torne uma discussão pública. Não o leve aos olhos do público."

Dusta phala karibe arjjana –Srila Bhaktivinod Thakur nos alerta de que, se nos aventurarmos a atravessar essa linha, obteremos apenas um mau resultado. Isso é aparadha. Os passos são mostrados desde a posição inferior: sraddha, sadhu-sanga, sravana, kirtana, então anartha-nivritti, quando as coisas indesejáveis desvanecem. Então vem ruchi, depois asakti, então bhava-bhakti, o brotar da devoção verdadeira. Então prema-bhakti e sneha, mana, pranaya, raga, anuraga, bhava, mahabhava —galgando esses degraus, devemos nos aproximar do plano mais elevado.