Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Logo do Sri Chaitanya Saraswat Math
manifesto e revelado por
Srila Bhakti Sundar Govinda

Dev-Goswami
Maharaj

___________________________________________

Explicação resumida do logo do Sri Chaitanya Saraswat Math, extraída do Capítulo 5 do livro Reflexões Douradas de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj publicado em 1992 para celebração do Jubileu de Ouro ou 50º aniversário de fundação do Sri Chaitanya Saraswat Math em Sri Nabadwip Dham, Bengala Ocidental, por Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj.

___________________________________________

Srila Guru Maharaj compôs o seguinte verso, e só ele seria capaz de fazê-lo:

     gayatri muralista-kirtana-dhanam radhapadam dhimahi

Eu nunca vi em nenhum livro, desde a época de Mahaprabhu até a época de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur, uma explicação do Gayatri como foi dada por Srila Guru Maharaj. De fato, Mahaprabhu é nosso pai, e as sementes vêm de Krishna. Madhavendra Puri é o broto dessas sementes, Mahaprabhu é a árvore de verdade, e os frutos são Sri Rupa Goswami, Sri Sanatan Goswami, e os outros. Srila Guru Maharaj também está na linha dos frutos. As pessoas não são os frutos, mas o que elas deram são os frutos do conceito de Mahaprabhu.

O Om é a essência do Gayatri, e do Om saem os raios da misericórdia que são como os raios do Sol. O Sri Chaitanya Saraswat Math, onde sempre ocorre o Sankirtan, está dentro da flauta de Krishna, e de lá vem esse som do Om. Om, o significado do Gayatri, vem do Sri Chaitanya Saraswat Math, e daqui, a explicação do Gayatri foi dada por Srila Guru Maharaj: gayatri muralista-kirtana-dhanam radhapadam dhimahi.

A posição de Srila Guru Maharaj é como a água, os servos do Sri Chaitanya Saraswat Math são como flores de lótus; e a posição da adorável Suprema Personalidade de Deus é a Forma Divina de Radha-Krishna-Om. Tudo se encontra dentro do Om. O Om provém da flauta de Krishna, e o significado do Om, do Gayatri, é: gayatri muralista-kirtana-dhanam radhapadam dhimahi. A flauta de Krishna não emite som exceto para glorificação de Srimati Radharani, e esse é o significado e essência reais do Gayatri mantram. Os misericordiosos raios do Sol nutrem a flor de lótus, mas, se não houver água, a lótus será queimada pelos raios do Sol.

A flauta é o símbolo especial do Sri Chaitanya Saraswat Math. Antes de adotarmos a flauta como símbolo, ela não existia em qualquer outro lugar. Agora, vários já imitaram, mas surgiu primeiro como símbolo aqui, no Sri Chaitanya Saraswat Math. Qual é a melodia da flauta? Sua glorificação de Srimati Radharani por Sri Krishna —e o logo do Sri Chaitanya Saraswat Math ilustra isso.