Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Capturado por Doce Força

Inundação do Coração com
um Nectáreo e Estranho Sumo

Srila Bhakti Rakshak Sridhar
Dev-Goswami Maharaj

___________________________

"…Krishna Krishna, Hare Hare. Esta é uma tentativa frágil, que posso fazer! Até certo ponto é uma aparadha –vakhya aparadha– minha explicação é tão vaga, escassa e representa tão mal que é quase uma ofensa à verdadeira explicação da grandeza do Santo Nome. O que fazer? Impossível controlar. Krishna, Gaura Hari, Gaura Hari, Gaura Hari, Gaura Hari, Gaura Hari…."   

 ___________________________

Em seu livro, Sharanagati, Srila Bhaktivinod Thakur explicou o Namastakam, as oito preces em glorificação ao Santo Nome escritas por Rupa Goswami. A descrição toda é feita com muita beleza. Ele escreve:

"Meu coração é como um deserto, quente com os raios do Sol. Esta é a minha condição mental interna. O desejo por coisas mortais não pode me satisfazer porque, por natureza, produz a morte. E não são apenas um ou dois, mas milhares de tais desejos produtores de morte que se alojaram em minha mente. Desse modo, a minha região subconsciente está sempre ardendo. Essa é a minha condição.

"Mas de algum modo, pela graça do sadhu e do guru, o Santo Nome de Krishna com seu prospecto infinito penetrou os orifícios de meus ouvidos e chegou ao plano de meu coração. E lá, com alguma esperança peculiar, com possibilidades infinitas e auspiciosas, tocou meu coração com um novo tipo de néctar.

"Uma nova esperança é ativada por esse som que, à força, vem do coração rumo a língua. Não é que pelo esforço de minha língua eu estou produzindo esse som –não! Aquilo que veio do coração de um santo através de meu ouvido, entrou em meu coração e é isso que forçosamente apareceu em minha língua, e começou a dançar. Esse é o Santo Nome propriamente dito. Descende do alto. Não pode ser produzido pela forma material desta língua. Tem uma origem superior.

"E por meio de um agente do absoluto, chega ao coração passando pelo ouvido. E no coração, o Santo Nome reúne alguma simpatia e, então, forçosamente, aparece sobre a língua e começa a dançar. Com grande força, esse doce som chega à ponta da língua e começa sua dança."

Aqui, foram descritos os verdadeiros efeitos do Nome Divino. Se for um Nome vivo e real, a voz ficará embargada, haverá tremor pelo corpo, e as pernas serão incapazes de se manter de pé. Algumas vezes, lágrimas fluirão numa torrente pelo corpo, e nossos cabelos se arrepiarão. Algumas vezes, mudanças de cor serão vistas pelo corpo, e seremos incapazes de encontrar qualquer rastro de mente ou de consciência. Poderemos mergulhar num desmaio, e o corpo inteiro e a mente parecerão como se estivessem sendo atacados, despedaçados e influenciados de várias formas. Aparentemente, pode parecer que muitos problemas estão sendo criados no corpo e na mente, mas o verdadeiro coração está transbordando com um tipo de sumo particular, estranho e doce.

Por vezes a pessoa pensa: "Encontro-me num oceano de néctar. Minha inteira existência encontra-se dentro de um oceano de líquido nectáreo. Encontro-me além de mim mesmo. Não posso compreender onde estou. Onde estou eu? O que é isto? O que é tudo isto à minha volta? Isto quase que me enlouqueceu. Sou um louco? Onde está a minha experiência do passado, minha seriedade, minha gravidade, onde estão essas coisas? O que sou eu?

"Fui convertido integralmente por algo estrangeiro. Sou um boneco nas mãos de uma força grandiosa, que também é tão afetuosa comigo. Não posso determinar como isto é possível, que por minha fé entrei neste grandioso e desconhecido ambiente nunca antes experimentado.

"E por último, descubro que fui cativado. Todo meu ser, interna e externamente, foi capturado por uma força doce particular. Não posso impedir ser presa de tal doce poder. Não posso oferecer qualquer descrição apropriada disto. Eu vim para me abrigar nEle e aceitá-lO como meu guardião; agora, em Suas mãos, estou sendo tratado de forma tão despótica e sem misericórdia. Ainda assim, sinto que tudo é agradável, além de minha experiência. O que é isto?

"Não mais posso resistir. Fui totalmente capturado. Que meu destino me leve a qualquer lugar; não consigo sair. Estou cativo nas mãos de um doce amigo; toda minha independência se foi. Não há mais nada que eu possa fazer a não ser render-me. Sou incapaz de descrever a minha posição real. Descubro que Ele é um autocrata. O que Ele desejar fazer, Ele fará. Desde que me é impossível oferecer qualquer resistência, devo render-me. Devo cooperar com o que Ele se sentir feliz em fazer. Caso contrário, o que posso fazer? Estou impotente.

"Às vezes, descubro que a doçura do Nome está condensada como um broto de flor, e flui dEle uma doce e muito maravilhosa corrente. O Santo Nome contém em Si tantas formas doces e variadas, e está se expressando de modo maravilhoso em diversas formas. Algumas vezes, Ele emana um tipo peculiar de cor e imagem e desaparece.

"Tantos aspectos encantadores são exibidos como se fosse para a minha visão interna, e Ele à força me leva a render-me aos pés desse altar. Ele se mostra em Sua forma madura, em Vrindavan, em Sua Vraja-lila, com Radharani, e Ele me leva para lá. Descubro que me encontro em meio a Sua parafernália peculiar e muito doce e amorosa. E Ele diz: 'Você vê! Eu possuo coisas assim tão maravilhosas. Este é seu lar. Eu não sou mera imaginação, mas a realidade concreta. Você descobrirá aqui que o ambiente é muito favorável e doce. Você deve viver aqui.'

"Eu vejo que lá Ele está lidando de diferentes maneiras com Seus associados, em diferentes rasas. E descubro que tenho outro corpo que emergiu de meu corpo anterior, e que possui um lugar permanente aqui em Seu serviço. Descubro aqui essa vida nova. E então, descubro por fim que desvaneceu qualquer consideração de minha vida e experiência passadas. E é verdade: minha verdadeira vida encontra-se aqui. Isto é apropriado, e aquilo é uma farsa, essa vida desapareceu.

"Então, descubro que cantar o Santo Nome me oferece novo encorajamento, um novo prospecto, uma nova esperança. Tudo o que desejamos, qualquer que seja nossa demanda interior, é suprido pelo Santo Nome. Se tomamos o Nome, todos os nossos anseios interiores serão preenchidos. É eterno, é o mais puro do mais puro, e está repleto de êxtase. Agora, descubro que fui completamente convertido.

"Agora, meu anseio interior é este: deixe que desapareça eternamente do mundo aquilo que for em contra desse doce Nome. Se algo se opõe a esta doce vida, deixe que desvaneça, e se for necessário, darei a minha vida para fazê-lo desaparecer do mundo para sempre. Assim, as demais pessoas serão capazes de saboreá-lo à vontade. Não haverá qualquer obstáculo a esse preenchimento da vida. É sem igual. Desse modo, todos podem vir até aqui, e se for necessário, sacrificarei a mim mesmo para acabar com toda oposição, para que todos possam suavemente, pacificamente e sem perigo algum, desfrutar desta vida absoluta, doce e bem-aventurada."

_________________________________________

(Transcrito por Sripad Bhakti Sudhir Goswami Maharaj)