Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


A Tendência
a Ver Defeitos
nos Demais


Srila Bhakti Rakshak Sridhar
Dev-Goswami Maharaj

___________________________

 

Discípulo: Tenho um problema: quando vejo que o mau comportamento de algumas pessoas ofende aos demais, sinto que isso é ruim.

Srila Sridhar Maharaj: Infelizes são aqueles que estão muito ansiosos em encontrar defeitos nos demais, mas não têm tempo para ver suas próprias faltas. Por outro lado, sua necessidade não é de encontrar defeitos nos demais, senão suas boas qualidades. Por que se dedicar a encontrar defeitos? Há espaço suficiente para encontrar virtudes nos devotos. Não é melhor se dedicar a isso?

Discípulo: Às vezes, me parece que as atividades de algumas pessoas são desalentadoras...

Srila Sridhar Maharaj: Por que essa tendência em ver defeitos nos demais? É provável que haja pessoas que cometam mais faltas que você. Mas por que se empenha naquilo que é inferior? Melhor que, antes, você se fixe naquilo que é superior e, assim, descobrirá que os devotos são de uma natureza superior à sua. Por que não se ocupa dessa parte? Por que, desafortunadamente, dirige sua atenção para a parte inferior em busca de defeitos? Deum lado há belas flores, e de outro, imundície. Por que inspeciona a imundície ao invés de todas essas flores formosas?

Discípulo: Às vezes, me dou conta disso, eu compreendo...

Srila Sridhar Maharaj: Você mesmo está no banco dos réus, no banco dos criminosos. Você é culpado! Por que ir em busca da imundície, quando estão ali tantas flores formosas?

Discípulo: Vejo que os outros são tratados de uma maneira injusta, de uma maneira inadequada...

Srila Sridhar Maharaj: E por que não dirige sua atenção para onde está a justiça?

Discípulo: Também vemos isso...

Srila Sridhar Maharaj: Por que então não se une a essa parte do caminho? Se uma mão funciona e a outra está paralisada, devo ignorar a mão que funciona e só cuidar da enferma? Devo cuidar da mão paralisada, mas também devo utilizar aquela que tem plena capacidade. Por que estar sempre dependente de sentir a dor da mão enferma e divulgar isso constantemente, ignorando as partes saudáveis?

De um lado está o bem. Deus está ali. Por que ir somente até Satanás para associar-se com pessoas satânicas, quando há pessoas santas? De um lado está o céu e, do outro, o inferno. Deus não tem nenhum defeito. Devemos sofrer então por culpa de Satanás? Isso não tem lógica. Você sofre por causa dos seus próprios delitos. Nem Deus nem Satanás são responsáveis por isso. Portanto, concen-tre-se em si mesmo, ore ao Senhor e tente manter-se longe de Satanás. Você se encontra em uma posição marginal. Seu minúsculo livre-arbítrio é seu capital. Deve utilizá-lo sempre para ir para o lado divino e afastar-se do lado satânico. Deve iniciar o seu negócio com esse pequeno capital que tem. "Abrirei meu negócio com qualquer capital, por menor que seja. Minha atenção, minha energia me ajudará no futuro". Pensar que o fará quando tiver um bom capital é ilusório.

Discípulo: Às vezes, se afirma que, se alguém nota algo mau e não protesta, também é participante.

Srila Sridhar Maharaj: Sim! Neste caso, é como uma pessoa que sofre um acidente e perde o conhecimento. Mas quando recobra um pouco a consciência, o que deve fazer? Utilizará esta consciência: "Leve meu corpo aonde está meu guardião. Meu lugar é lá. Oh, meu amigo, leve meu corpo para casa." Este será o maior benefício do aparecimentotemporário de um bom conhecimento. Este corpo deve estar aos cuidados daqueles que o tratem afetuosamente.

Assim, devemos utilizar qualquer despertar da consciência que possamos ter para nos colocar aos cuidados de pessoas divinas; só então a devoção por Deus tem algum valor. Aqueles que conhecem o valor da devoção por Deus são nossos defensores. Eles apreciarão este despertar interno e cuidarão de minha devoção: sadhu-sanga. Quando nem a medicina nem nossos esforços podem curar-nos, o médico aconselhará uma mudança. Então, o ar e a água virão de maneira natural para melhorar nossa saúde.

Da mesma maneira, a atmosfera das pessoas santas, melhora nossa saúde espiritual. De qualquer modo, devemos permanecer na companhia dos devotos superiores da mesma linha, assumindo uma posição inferior. Essa associação é sumamente desejável para qualquer pessoa que aspire progredir espiritualmente.

Srila Rupa Goswami nos deu a essência deste conselho no Bhakti Rasamrita Sindhu: "Devemos nos associar com aqueles que são superiores a nós, desde que estejam na mesma linha dos devotos Gaudiya Vaishnavas em consciência de Krishna. Eles terão a mesma concepção acerca da verdade espiritual, mas superior à minha. Se me ocupo neste campo ainda que seja como varredor, isso será altamente valioso para a minha futura vida espiritual." Você compreende?

Discípulo: E, se me dou conta que se comete alguma injustiça?

Srila Sridhar Maharaj: Se há alguma injustiça, você será considerado responsável. Você tem parte da culpa pelo mal. Deve assumir toda a responsabilidade pelo delito. Se não pode senti-lo assim, não é sincero, e não só você, mas todos. Seu livre-arbítrio é responsável por todos os delitos e circunstâncias mal dirigidas no meio ambiente. Este é o princípio primordial da vida espiritual. Eu sou responsável por todo o mal em mim.

Discípulo: Se vejo que alguém está causando dano a outra pessoa, devo ficar em silêncio?

Srila Sridhar Maharaj: Você é responsável por tê-lo visto, de haver entrado em contato com essa cena. Também existe o bom comportamento em outras esferas. Por que você teve de presenciar esse juízo errado, o maltratar de tantos que brigam uns com os outros? Há tantos comportamentos bons, e você não conseguiu uma posição para permanecer nesta esfera?

Discípulo: É por acaso falta de sinceridade?

Srila Sridhar Maharaj: Sim! "Eu sou o responsável por tudo o que é indesejável que se encontra em mim, e esta é uma realidade. Meu débil livre-arbítrio me fez cair neste indesejável meio ambiente atual e ninguém mais é responsável." Você deve realizar esta verdade. Se você a ignora, está em maya, no conceito errado, na ilusão. Quando você realizar sinceramente esta posição, acabarão seus dias sombrios. Seus dias bons começarão quando sentir que você, e só você, é o responsável por todas estas misérias. Essa é uma realidade e não somente um conceito para se alcançar alguma finalidade. Não é um conceito imaginário para nos ajudar a escapar da condição atual. Não é assim. É uma realidade que se aplica a todos. Bem ou mal, cada um é responsável. Nem Deus nem Satanás o são.