Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Introdução
ao Tattva Viveka

________________________

Srila Bhaktivinod Thakura
________________________

Que o Supremo Senhor Sri Krishna Chaitanya seja
super-excelentemente glorificado. Ele é a Manifestação personificada da bem-aventurança da realidade transcendental de existência eterna, e por cuja graça foi composto este
livro intitulado Sachchidanandanubhuti.

________________________

 

Os seres humanos, dias depois de seu nascimento neste mundo começam a aprender de modo eficaz a coletar conhecimento a respeito dos objetos dos sentidos.

Os vários materiais deste mundo e suas qualidades, como são realizadas pelos órgãos dos sentidos, são chamados de "vishaya", ou seja, os objetos dos sentidos.

Na medida em que os equipamentos sensoriais das crianças gradualmente atingem a maturidade, as qualidades dos objetos dos sentidos também são realizadas por elas de modo apropriado. Quando os órgãos dos sentidos aprendem a saborear as qualidades dos objetos dos sentidos, os órgãos dos sentidos são influenciados proporcionalmente por sua atração.

Desse modo, os seres humanos ficam tão apegados aos objetos dos sentidos que, com o passar do tempo, não se ocupam em qualquer outra atividade além da contemplação desses objetos. A afinidade com o som, o tato, a forma, o sabor e o odor se converte nos companheiros invariáveis da mente humana e a tornam sua escrava.

Os seres humanos absorvem-se nos respectivos objetos dos sentidos e são por eles encantados. Sendo este o curso normal da vida humana ordinária, entre alguns deles é raro surgir a compreensão de que aquele que nasce inevitavelmente tem de morrer e que, depois da morte, a pessoa não pode continuar sua relação com os objetos dos sentidos. A pessoa que for afortunada o bastante para alcançar esse entendimento, desapegar-se-á dos objetos dos sentidos e se ocupará na investigação da Realidade. Essa pessoa fará a si mesma as seguintes perguntas:

Sendo o desfrutador deste mundo material, quem sou eu? O que é na verdade este enorme universo? Qual é meu verdadeiro relacionamento com este mundo?

Tais perguntas feitas por uma pessoa desapegada são respondidas pelo atma ou espírito sensível. As explicações espirituais assim produzidas são reunidas para serem conhecidas como a filosofia ou a ciência da religião. Em nosso país, as escrituras reveladas auto-evidentes como os Vedas são a fonte original da ciência espiritual. Mesmo após aceitar a supremacia do Vedanta e das escrituras védicas, vieram a existir na Índia muitas doutrinas contraditórias como Nyaya, Sankhya, Patanjala, Vaisheshika e Karma-mimamsa, que aparentemente seguem os Vedas, e doutrinas anti-védicas como o Budismo, Charvakaismo, etc.

Várias doutrinas como materialismo, positivismo, secularismo, pessimismo, ceticismo, panteísmo, ateísmo etc., foram pregadas em países como a China, Grécia, Pérsia, França, Inglaterra, Alemanha, Itália etc. Certas doutrinas foram criadas para estabelecer a presença de Deus por meio da lógica empírica. Uma outra doutrina que afirma que Deus deve ser adorado com fé foi pregada em várias partes do mundo. Essa religião baseada na fé é de dois tipos: pregada como baseada puramente na fé humana, ou pregada em vários países como uma religião transmitida por Deus. Quando a religião se baseia puramente em fé é conhecida como teísmo. Onde a religião é dita como tendo sido dada por Deus, ela é conhecida por nomes como Cristianismo, Maometanismo etc., e segue as respectivas escrituras.

As respostas dadas pelo espírito para os três tipos de perguntas acima enumeradas são essencialmente de dois tipos, ou seja: resposta característica e resposta variada. Pode surgir uma dúvida a este respeito. Já que os espíritos individuais formam um princípio homogêneo universal, por que apresentam respostas diversas e variadas para as mesmas perguntas? A causa dessa controvérsia é explicada assim: enquanto permanece em sua natureza característica, o espírito puro é um princípio puramente transcendental. Todos os espíritos proverão a mesma resposta a uma pergunta dada.

Mas este mundo é habitado por almas condicionadas e não é a morada normal das almas. Este mundo mundano é a morada de Maya, ou a potência condenada e limitante do Senhor Supremo. Desde que as almas condicionadas que habitam este mundo mundano de Maya aceitaram as qualidades fenomenais de Maya como sendo suas próprias, seu verdadeiro carater foi eclipsado e encoberto pelas qualidades mayávicas que criaram a natureza condicionada nas almas-jiva.

Devido a essa natureza condicionada obtida de Maya, a alma-jiva transcendental adquire um carater misto, e todas suas faculdades de sensibilidade são conduzidas aqui sob o condicionamento externo. A faculdade do conhecimento transcendental das almas-jiva acaba se degradando numa mistura de princípios sensíveis e insensíveis devido à associação com o mundo inanimado, e se converte na atual mente das almas-jiva. Este princípio misturado da mente, quando influenciado pelas variedades de Maya, proporciona respostas às diferentes perguntas, assumindo o ego da alma, e essas respostas serão naturalmente condicionadas e multifárias.

As respostas dadas pelas diferentes almas-jiva são invariavelmente influenciadas por suas associações com diferentes comportamentos, hábitos culturais, hábitos alimentares, idioma, linha de pensamento etc., conforme o local deste mundo em que vivem. Desse modo, a variedade natural é sempre visualizada conforme a variação do tempo, espaço e pessoa.

A variação básica deve-se à natureza mesclada das almas-jiva caídas, e então, devido aos vários lugares, idiomas e origens, as variações são heterogêneas. Todas essas doutrinas heterogêneas e de uma natureza variada podem ser analisadas de modo apropriado e compreendidas somente pela pessoa que viajou a todos os lugares do mundo aprendendo todas as línguas respectivas e que estudou as várias tradições daqueles lugares. Aqui pretendemos dar apenas uma sugestão geral.

(continua…)