Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


O Mundo Transcendental

________________________

Srila Bhakti Sundar
Govinda Dev-Goswami Maharaj

________________________

irajara pare suddha paravyoma-dhama
tad upari sri gokula rndaranya nama.
(1)
vrndavana-chintamani, chidananada-ratna-khani,
chinmaya apurvva darasana, tahi majhe chamtkara, krsna vanaspati-sara, nilamani tamala yemana. (2)

tahe eka svarnamayi, lata sarva.dhama-jayi, uthiyache parama pavani, hladini-shaktir sara, mahabhava nama yara, tribhuvana-mohana-mohini (3)

"Além do rio Viraja encontra-se o Dhama Sagrado de Vaikuntha, e acima deste encontra-se Sri Gokula, conhecida como Vrindaranya. Vrindavana, jóia de nossos corações, Mina de Gemas Divinas,Quanto júbilo ver essa Beleza Sagrada! No meio de um milagre, o Senhor Escuro das árvores da floresta, aparece como uma safira Tamal. E lá uma trepadeira dourada, Rainha de todo o Dhama aparece; Ela é supremamente graciosa; Ela é o Júbilo do êxtase –Seu Nome é ‘Mahabhava’, enquanto Ela encanta o encantador do mundo."

hladinira sarta 'prema', premasara 'bhava'
bhavera paramakastha, nama 'mahabhava'
mahabhava-svarupa sri-radha-thakurani
sarvva-guna-khani krsna-kanta-sironami
"A essência do Êxtase é o Amor; a essência do Amor é o Coração; e o auge do Coração é chamado de 'Mahabhava’. E a Personalidade do Mahabhava é nossa Rainha Sri Radha Thakurani. Ela é a mina de todo o bem, Ela é a jóia dos bem-amados de Krishna."

Srila Bhaktivinod Thakur e Srila Krsnadas Kaviraj Goswami Prabhu compuseram essas coisas grandiosas. Nós não praticamos lê-las constantemente, mas eu ouvi tais coisas de Guru Maharaj. Esses assuntos são muito elevados para nós. Mas lá se encontra a nossa meta, e Ela é realmente nosso Guru, como nossa Preceptora Divina. Sua forma está sendo descrita aqui.

krsna-bhakti-rasa-bhavita matih
kriyatam yadi kuto 'pi labhyate
tatra laulyam api mulyam ekalam
janma-koti-sukrtair na labhyate
Verdadeira devoção por Krishna é raramente alcançada. Se você vir esse tipo de devoção em algum lugar, adquira-o com seu anseio, seu laulyam. Somente seu anseio pode lhe conceder a sua partilha dessa propriedade. Esse é o único preço a ser pago, caso contrário, você não poderá adquiri-la, mesmo depois de bilhões de nascimentos repletos de méritos. Então, para isso é preciso ter fome; e fome virá se você primeiro esvaziar o seu estômago. Primeiro, tome algum purgante e limpe-se a si mesmo. Então, a fome virá gradualmente.

Esta limpeza significa sadhu-sanga. Através da associação devocional você obterá tudo. Aqueles que ouviram a respeito de Devahuti, a mãe do Senhor quando Ele apareceu como Kapiladev, devem conhecer esta história.

Devahuti perguntou a Kapiladev: "Meu filho, eu sei que Você é Bhagavan, a Suprema Personalidade de Deus, mas como poderei alcançar Você? Os munis, rishis e iogues têm tantos processos, mas eu não tenho capacidade de segui-los. Tenho um corpo de mulher e as mulheres não têm o direito de praticar segundo a forma dada nas escrituras védicas. Então me diga, meu filho, como obterei a devoção a Seus Pés de Lótus?"

Kapiladev respondeu: "Não se preocupe, isso é muito fácil. Não é necessário ler muitos livros, realizar yajña ou sacrifício de fogo, etc. Você não precisa de nada disso. Eu estou dizendo uma única coisa, e você siga isso:

satam prasangan mama viryya-samvido
bhavanti hrit-karna-rasayanah kathah
taj josanad asv apavarga-artmani
sraddha-ratair bhaktir anukramisyati
"Por meio da associação dos sadhus, ocorrem conversas que revelam as Minhas Glórias. Essas conversas são néctar para o ouvido e o coração puros. Continue afetuosamente desse modo e rapidamente você primeiro ganhará fé em Mim, quem sou o caminho da purificação de todos os males. Em seguida, Prema-bhakti, ou amor divino, surgirá graciosamente em seu coração.

"Mãe, associe-se com os sadhus e siga suas instruções. Então, você entenderá tudo. Por quê? Porque os sadhus estão sempre tentando Me satisfazer; e você poderá ver de que modo eles Me satisfazem associando-se com eles. Se eles mostrarem afeto por você, eles lhe transmitirão essa consciência e você obterá com facilidade a Minha Graça. Esse é o único caminho. Quem segue esse caminho Me alcança muito rapidamente; e esse também é o Meu conselho direto nas escrituras."

No décimo primeiro Canto do Srimad-Bhagavatam, encontramos um verso que diz

ye vai bhagavata prokta, upaya hy atma-labdhaye
anjah pumsam avidusam, viddhi bhagavatan hi tan
"O Senhor Supremo explicou os caminhos para que os ignorantes o alcancem; saiba que esses caminhos são o Bhagavata-dharmma."

Se Bhagavan diz:"Eu gosto de batatas fritas", e eu der a Ele batatas fritas, Ele ficará satisfeito. Não é preciso imaginar o que O satisfará, se Ele nos diz o que deseja. Assim, esta é a orientação de Bhagavan, o Senhor Supremo. Ele está dizendo a você o que fazer— faça isto, faça aquilo. Isso é o Bhagavata-dharmma.

Portanto, Kapiladev dizia: "Bhagavata-dharmma é aquilo que é praticado por um verdadeiro sadhu. Você siga isso. Você precisa da associação do sadhu, e este é o meu conselho final a você, mãe. Ou seja, satam prasangam mama viryya-samvido, bhavanti hrit-karna-rasayanah kathah –eles estão ouvindo a Meu respeito— shravanam; eles Me estão glorificando —kirttanam; eles estão lembrando de Mim –smaranam. Shravanam kirttanam visnoh smaranam. Eles estão tentando servir-Me de todo modo possível. Também, padasevanam arcchanam vandanam dasyam sakhyam atma-nivedanam –estão servindo Meus pés, orando, servindo, sendo amigos e entregando a si mesmos. Eles estão oferecendo tudo a Mim. Eles tentam fazer tudo em conexão coMigo. Não existe qualquer outro trabalho em sua associação. Assim, você se beneficiará se aceitar o conselho do sadhu e seguir o carater do sadhu."

Este é o primeiro e o último conselho, e um conselho muito simples de Bhagavan Kapiladev. E, no décimo primeiro canto, o Próprio Senhor também define o Bhagavata-dharma. Assim, Bhagavata- dharma é aquilo que é seguido pelo Vaishnava e está escrito no Srimad-Bhagavatam. Então, no verso seguinte, encontramos:

yan asthaya naro rajan, na pramadyeta karhichit
dhavan nimilya va netre, na skhalen na pated iha
(Srimad-Bhagavatam, 11.2.35)
Se você adotar esse caminho, não terá mais nada a temer de parte alguma. Apenas corra —esteja com os olhos abertos ou fechados, não faz diferença alguma, você não cairá. Daqui, não podemos adivinhar o quanto de júbilo e êxtase existe, o quanto de felicidade e desfrute. Estamos tentando adivinhar mas não conseguimos porque nossos cérebros de cachorrinho não podem conceber isso.

Tudo é explicado no livro Bhakti-rasamrta-sindhu de Srila Rupa Goswami, conhecido como a Ciência da Devoção. Nele, Srila Rupa Goswami disse:

yatitya bhavanavartma, yas chamatkara-bharabhuh
hridi sattvojjvale badam, svadate saraso matah
O que podemos adivinhar a respeito daquele plano? Está vivo. Com seu cérebro de cachorrinho você não pode chegar a ter a menor idéia daquele êxtase. O que você pode pensar? Você pode tentar imaginar o quão grande é o céu, mas como você imaginaria isso? Em sua avaliação, apenas dois quilômetros ou milhas é algo grande. Mas o seu cérebro pode chegar a pensar que, "sim, o mesmo céu se encontra na América e na Índia, assim, é possível se obter algum tipo de concepção mais ampla. Mesmo assim, isso é menos do que uma semente de mostarda. "Uma semente de mostarda" significa os quatorze mundos, ascendendo e descendendo. Todos esses planos juntos são chamados de um brahmanda ou universo, e isso não é mais do que uma semente de mostarda diante da Divindade. Então, o quanto você pode adivinhar?

Se você pode ir além das idéias contidas em toda sua consciência, talvez você possa considerar o tipo de maravilha que é o êxtase. Nossos cérebros estão sempre se agitando desta e daquela maneira, tentando compreender, mas não podemos adivinhar o tipo de maravilha que é, mas é. E os sábios e videntes –os munis e rishis– eles sentem por nós, e para nosso benefício compilaram o Sastra para nos orientar; especialmente Srila Vyasadeva.

Assim, não será útil tentarmos compreender isso com nossos cérebros pequeninos. Somente quando esse êxtase vier e conquistar nossos corações é que poderemos senti-lo. E devemos esperar por isso e não tentarmos obtê-lo. Esse é o caminho para saboreá-lo. Quando ele vier, o meu coração será preenchido num segundo. Esse é o êxtase, a essência dada na Filosofia Perfeita, ou Vedanta.

raso vai sah, rasam hy evayam labdhvanadndi bhavati
Se você deseja esse êxtase, você pode tentar adorar aquele Plano. Então, você o obterá pela graça dos verdadeiros associados de Krishna. E essa é a coisa principal. Mas não é preciso perder as esperanças; existe muita esperança, especialmente nesta Kali-yuga. Mahaprabhu disse: harer nama harer nama harer namaiva kevalam —cante o mahamantra Hare Krishna sem ofensas e você obterá tudo.