Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Krishna Está em Toda Parte
Mas o Serviço Não

________________________

Texto originalmente falado em
11 de janeiro de 2001
________________________

Srila Bhakti Sundar
Govinda Dev-Goswami Maharaj

________________________

Pela graça dos devotos e pela graça do Senhor Jagannath, estou aqui hoje em Sridham Puri, que é uma morada transcendental. Devido a que nossa visão está encoberta por Maya, não podemos ver a morada transcendental, mas através do conhecimento escritural e com a ajuda dos devotos, podemos compreender um pouco.

Quando venho aqui à morada do Senhor Jagannath, onde Sriman Mahaprabhu passou doze anos em Seus passatempos como uma encarnação do Vulcão Dourado do Amor Divino, às vezes, sinto-me extremamente triste. Naturalmente que também me sinto feliz. Sinto tristeza pela seção dos devotos, especialmente por aqueles que estão vindo do mundo ocidental, já que eles não podem entrar no Templo de Jagannath. Mas na verdade, as regras e regulamentos estão surgindo pela vontade de Jagannath, assim, devemos aceitá-las com muita felicidade. Externamente, contudo, estou sentindo alguma tristeza, já que eles não podem entrar e eu estou entrando.

Primeiro, devemos compreender o que veremos ao entrar no Templo e virmos Jagannath com nossos olhos mundanos. Na realidade, não podemos ver Jagannath com a visão mundana. Ao entrar no Templo de Jagannath sem a visão apropriada, o que podemos ver?

Quando Mahaprabhu Chaitanyadev, com Seu humor devocional, ficou diante de Jagannath, Ele via Jagannath como o Próprio Krishna tocando Sua flauta, mas nós não podemos enxergar isso. Nós não obtivemos esse tipo de visão transcendental que nos permite esse tipo de darshan de Jagannath.

Assim, se os devotos não podem entrar no Templo, então isso na verdade não é um assunto doloroso. É um assunto feliz. É, pelo contrário, a misericórdia que está vindo do Senhor Jagannath para os devotos a fim de impedir que pratiquem vê-lO com sua visão mundana.

É necessário vê-lO como um devoto O veria:       

premañjana-cchurita-bhakti-vilochanena
santah sadaiva hridayesu vilokayanti
yam syamasundaram achintya-guna-svarupam
govindam adi purusam tam aham bhajami

(Brahma-samhita)

Os devotos do Senhor Krishna dotados de visão transcendental estão olhando para Krishna, e podem vê-lO. Existe amor, afeto e apego, tudo que é transcendental. Precisamos capturar essa visão transcendental.

Quando venho a Puri Dham, vou primeiro até Jagannath, sem dúvida, mas estou dizendo a Jagannath, "Jagannath, eis-me aqui; o Senhor, por favor, veja-me. Eu não posso ver a Sua Forma Divina, mas o Senhor por favor veja a minha presença aqui." É como na escola em que a gente tem de afirmar: "Presente. Ó Senhor, por favor, veja-me." Quando obtiver a visão apropriada pela graça do Senhor Jagannath e pela misericórdia de Seus devotos, então isso virá à minha cabeça e abrirá os meus olhos através de sua misericórdia:

om ajñana timirandhasya
jñananjana-salakaya
chaksur unmilitam yena
tasmai sri-gurave namah

Pela graça de Gurudev, obteremos a visão transcendental e seremos capazes de ver tudo como uma brincadeira do Doce Absoluto. Nossa situação atual é que estamos tentando praticar misturando-nos com a energia material, mas a verdadeira prática virá quando retornarmos a nosso lar transcendental com uma visão transcendental, com a energia transcendental; então, tudo será perfeito. Mahaprabhu está vendo Jagannath como o Senhor Krishna com Sua flauta, e lá está Baladeva e Subhadra.

Mahaprabhu está pensando, "Estou em Kurukshetra e Krishna está diante de Mim." Esta expressão é oferecida por Mahaprabhu durante o festival de Rathayatra e, através dela, podemos compreender o humor da união na separação.

Mahaprabhu revelou o humor de separação de Radharani de Krishna quando Ela disse, "Krishna está diante de Mim e Eu sou a mesma Radha em união com Meu amado, mas Eu não estou satisfeita aqui. Quero voltar para Vrindavan onde o rio Yamuna, a árvore de kadamba, o jardim de flores e as Sakhis e tudo por lá existe para a satisfação de Krishna no Kunja-Lila. Quero levar o Meu Krishna de volta para lá."

Esse é o humor de separação exibido por Mahaprabhu, quem não difere de Krishna mas quem está enriquecido com o amor e a devoção, o coração e o aura de Radharani. Este é esse lugar, Kurukshetra, e pela graça de Jagannath e dos devotos, é possível senti-lo. Aqui está o Gambhira onde Mahaprabhu exibiu Seus passatempos por doze anos no humor de separação de Krishna.

Nossos devotos são tão afortunados que obtiveram um pouco desse sentimento e estão indo ao Gambhira pensando a respeito dos passatempos de Sriman Mahaprabhu. Estão fazendo o parikrama do Templo de Jagannath. Sinto que, dentro deste período de situação mundana, nós na verdade obtivemos tamanha fortuna!

Primeiro, aqueles que são buscadores sinceros estão sentindo a necessidade de ver o Senhor. Mas muitos devotos também estão perguntando, "O Senhor viu Krishna? Pode mostrar-nos Krishna? Quem é Krishna?" Os devotos estão fazendo esse tipo de pergunta. Mas, na realidade, se obtiverem alguma luz e a força de devoção, então eles buscarão, "Onde está o meu serviço? Krishna se encontra em toda parte mas o serviço não está em toda parte. Tem de existir algum serviço ao Senhor especial para mim. Onde se encontra esse meu papel?" Eles não desejam ver Krishna mas desejam o serviço ao Senhor Krishna. Esse tipo de sentimento virá aos devotos.