Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


11 de Setembro

________________________

Srila Bhakti Sundar Govinda
Dev-Goswami Maharaj
__________________

 

O que posso dizer hoje? Não sei. Ocorreu um grande desastre na América do Norte, e as pessoas no mundo inteiro sofrem por causa disso.

Sabemos que o ser humano é mortal, que tudo vem e vai. Quando nascemos, a morte também já vem atrás de nós. Mas ninguém pode convidar a morte dessa forma. A morte desagradável teve lugar. Não podemos tolerar isso, mas não tem outro jeito; isto é Kali-yuga, onde qualquer irreligião se torna poderosa. É verdade que toda religião nos ensina a não matar. Mas na medida em que Kali avança, tais atividades irreligiosas têm lugar. Sabemos que a morte virá um dia, mas a morte é inaceitável e é sempre muito dolorosa, apesar de inevitável.

Os shastras, as Escrituras, dizem que obtivemos este corpo que está próximo a nós, mas um dia esse corpo vai chegar ao ponto de ter de morrer. Guru Maharaj costumava citar um poema inglês: "A ostentação da nobreza, a pompa do poder, toda essa beleza, toda essa riqueza nunca dada, aguarda assim mesmo a hora inevitável: os caminhos da glória conduzem somente à sepultura". Assim é a situação deste mundo. Sabemos que vai acontecer e está acontecendo. Ficamos muito infelizes com essa situação mas a "hora inevitável" é assim mesmo.

Por isso, precisamos ficar atentos à imortalidade. E a imortalidade só existe dentro da Consciência de Krishna. As Escrituras dizem que não há outro dever a não ser pensar em Krishna, ouvir sobre Krishna. Obteremos morte ou felicidade, qualquer coisa. Pois, ainda que aqui tudo é natural, é muito temporário. Esta vida é incerta; não sabemos quando morreremos. Todo mundo está muito feliz com seu corpo, mas em um segundo, ele pode acabar. Tal é a nossa situação. Portanto, não dependeremos dessa situação material. Tentaremos buscar por Sri Krishna e pela imortalidade. Se conseguirmos essa conexão transcendental, não ficaremos perturbados diante de nenhuma circunstância. É muito claro para nós que um dia a morte chegará; eu não sei qual dia será esse. Sendo assim, devemos tentar obter uma solução imediata, e a solução está em conectar-se ao mundo transcendental.

De qualquer forma, ficaremos felizes com isso. Passamos por tantos nascimentos e tantas mortes anteriormente. Passamos por tantas espécies de vida devido a nosso karma, mas nesta vida tivemos a sorte de nascer num corpo humano. O corpo humano tem tantas boas qualidades e, se tentarmos, podemos nos realizar apropriadamente nele. Se tentarmos buscar por Sri Krishna, que é o reservatório de todos os relacionamentos belos, rasa, essa realização adequada nos concederá a imortalidade. Esse reino transcendental nos concederá a verdadeira felicidade.

Neste mundo material, podemos fazer qualquer coisa, mas para nós, isso é algo muito temporário. Esta situação atual é de cada vez mais provação, e essa provação se repetirá. Veremos tantos desastres como o caso atual (das torres gêmeas).

É por isso que, na medida do possível, devemos tomar cuidado com esta vida e tentar prosseguir no caminho transcendental. Esse caminho transcendental está presente nesta era na forma do maha-mantra Hare Krishna, sendo que é por seu intermédio que alcançamos a transcendência. Todos devem tentar aceitar o Santo Nome de Krishna e render-se a Krishna. Devemos tolerar qualquer circunstância que surja diante de nós. Não há outro caminho além da tolerância. Ficamos muitos tristes com essa situação mundial, mas nada podemos fazer, pois trata-se da Kali-yuga.

Nossas escrituras dizem:

harer nama harer nama, harer namaiva kevalam,
kalau nasty eva nasty eva, nasty eva gatir anyatha

"Nesta era de Kali, certamente não há outro processo de auto- realização a não ser o cantar dos nomes de Hari, não há outro meio, não há outro meio."

Assim, devemos tentar nos conectar com nossa vida eterna.

Meu inglês é fraco. O que posso dizer? Gostaria de poder dizer mais, mas mal consigo me expressar. Minha benevolência, minhas bênçãos e tudo de bom em favor de todos. Oro desse modo ao Senhor Krishna.

Jaya Srila Guru Maharaj!