Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


A Máquina
Interna
de Saborear

Necessitamos
Rasa e Ananda

________________________

Srila Bhakti Raksak Sridhar
Dev-Goswami Maharaj

__________________

 

Muitas pessoas consideram sua posição a mais elevada. Ao terem alcançado um estágio particular –param por lá.

Mas lemos no Brihad-Bhagavatamritam de Sanatana Goswami como Gopa Kumar, começando do estágio inferior da devo- ção, progride gradualmente através de diferentes níveis para atingir por fim a concepção Krishna no humor da amizade –sakhya rasa. O livro descreve como ele elimina gradualmente um estágio e progride até aos estágios mais elevados da devoção.
Na medida em que progride de um nível para o seguinte, todos parecem ajudar muito, mas, gradualmente, a companhia deles fica sem graça para ele. Nesse momento, ele obtém uma nova oportunidade através de um agente da Divindade, e, deixando aquele plano para trás, transfere-se para um novo plano mais elevado. Desse modo, o Brihad Bhagavatamritam nos mostra o progresso da dedicação.

Assim como no mundo tangível existe o Sol, a Lua e tantos outros planetas, no mundo da fé existe uma gradação de sistemas planetários. Precisamos examinar as escrituras, tirar proveito da orientação dada pelos santos e entendermos como o progresso da fé ao plano mais elevado é alcançado eliminando os planos inferiores. E sempre que exista qualquer dúvida, devemos consultar algum agente superior a fim de progredir.A realidade espiritual é existência eterna, consciência completa e êxtase. A mera existência não pode nos satisfazer. Mesmo nosso anseio e sentimento interiores –consciência– não é o suficiente. Para obter satisfação, exigimos rasa e ananda, êxtase.

A realização espiritual também é de diversos tipos. Precisamos distinguir entre as diferentes concepções espirituais, e nossas escolhas melhoram na medida em que mergulhamos cada vez mais a fundo na realidade. Temos de morrer para viver. E a consideração de morte também é profunda, mais profunda e muito mais profunda. A gradação de superior e inferior encontra-se sempre presente. Se temos de progredir, terá de haver eliminação e uma nova aceitação. Pode ser que tenhamos de deixar os deveres em que estamos envolvidos para aceitarmos deveres superiores.

Dessa maneira, precisamos progredir enquanto sempre consultamos os santos e as escrituras. Eles nos guiarãono oceano da fé. Caso contrário, o mundo espiritual é desconhecido e incognoscível. A Verdade Absoluta é conhecida e cognoscível por uma seção em particular que nos deu a orientação. Se tirarmos proveito disso, então, pela orientação dos santos e das escrituras, eliminaremos gradualmente nossas imperfeições. Primeiro, precisamos eliminar esta existência mortal. Logo, precisamos satisfazer nossa razão, nossa consciência. E, por fim, precisamos satisfazer nosso coração. Sri Chaitanya Mahaprabhu diz que o coração é a coisa mais importante em nós. Devemos seguir a orientação do coração. A satisfação mais elevada é a satisfação do coração, e não a satisfação da consciência ou alcançar uma existência eterna. A existência eterna nada significa se não for consciente, e consciência nada significa se não conceder alguma satisfação. Assim, os três princípios de nosso destino supremo são sat, existência eterna, chit, consciência e ananda satisfação e êxtase. E considerando-os como nossos objetivos, devemos progredir cada vez mais em nossa vida espiritual.

No Manu Samhita. encontramos dito que:

vidvadbhih sevitah sadbhir
nityam advesa-ragibhih
hridayenabhyanujñato
yo dharmas tam nibhodhata

Podemos perceber em nosso coração se somos ganhadores ou perdedores. Essa máquina de saborear está dentro de nós.

Na medida em que progredimos na consciência de Krishna, nosso karma, nossa conexão com este mundo material, evapora em pouco tempo, e um conhecimento amplo vem nos trazer satisfação. Nesse momento, perceberemos o objetivo de nossa vida por toda parte (mayi driste 'khilatmani). Quando podemos perceber que a satisfação da vida nos envolveu, veremos que tudo dentro do meio ambiente está nos ajudando, tudo mostra simpatia conosco de todos os lados. Nesse domínio espiritual, todos se interessarão em nos amar. Poderemos nos descuidar de nosso próprio interesse, mas o ambiente lá é mais favorável e afetuoso para conosco do que podemos sequer avaliar –do mesmo modo que uma criança é incapaz de avaliar a amplitude do afeto de sua mãe. Desse modo, seremos rodeados por amigos e confortos do lar, e com essa realização, iremos de volta a Deus, de volta ao lar.