Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Uma
Selva
Religiosa

________________________

Srila Bhakti Raksak Sridhar
Dev-Goswami Maharaj

__________________

 

Discípulo: Por que há tantas religiões diferentes no mundo?

Srila Sridhar Maharaj: No Srimad-Bhagavatam, Uddhava formulou a mesma pergunta: "Por que existem no mundo tantos ‘ismos’ em nome de religião. Será que todos esses 'ismos' que encontramos aqui me levarão à meta, independentemente? Ou existe alguma gradação?"

Krishna respondeu: "Quando começou a Criação, transmiti as verdades da religião ao coração de Brahma, o criador, e, de Brahma, estas passaram a seus discípulos. Entretanto, de acordo com as diferentes capacidades desses discípulos, o que receberam foi levemente modificado ao ser transmitido aos outros. Quando o transmiti a Brahma, esse conhecimento era um. Logo Brahma o legou a seus discípulos, e, quando eles o receberam, o conhecimento penetrou no terreno de seu coração porém com algumas modificações. Quando por sua vez eles o transmitiram a seus discípulos, houve mais modificações." O conhecimento se perdeu devido à natureza viciosa do plano mundano. Existe uma diferença entre aquele que o recebe originalmente e aqueles que o recebem em sucessão.

Desta maneira, a verdade foi gradualmente modificada e agora vemos que o mundo religioso é uma selva. Alguns dão ênfase à penitência, outros à caridade, a isto ou aquilo. Por conseguinte, surgiram numerosas ramificações religiosas. E, para contradizer essas opiniões descendentes adulteradas, surgiram na mente humana opiniões ascendentes antagônicas, como o ateísmo. Em decorrência, vemos agora que há
uma selva.

Krishna aparece de vez em quando para restabelecer os princípios da religião (yada yada hi dharmasya glanir bhavati). Quando a religião se degrada ao extremo, Krishna vem novamente ou manda Seu representante, dizendo-lhe: "Observa e retifica".

Tem de haver diferenças religiosas, porém aquele que puder captar o significado interno e real da verdade estará a salvo. Outros serão enganados e passará muito tempo até que sejam liberados. Uma vez que obtenha uma conexão verdadeira com o Guru genuíno, a pessoa não se perderá. Krishna respondeu desse modo, no décimo-primeiro Canto do Srimad-Bhagavatam, à pergunta de Uddhava, e é muito fácil compreender. Não é absurdo nem dogmático. Se formos sinceros, não nos perderemos.