m

    




Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Presas
da Morte

 

Srila Bhakti Raksak
Sridhar Dev-Goswami
Maharaj

____________________________

O mundo inteiro corre rumo às presas da morte. Esse é o resumo de todas as notícias deste mundo –a única notícia. A cada segundo que passa, o mundo inteiro penetra nas presas da morte. Esse é o verdadeiro problema, e nada mais. Em suma, esse é todo o problema: que a cada segundo, cada átomo daqui penetra nas presas da morte. Este é o grande e único perigo no mundo. Por conseguinte, todos os demais temas são inadequados face ao verdadeiro problema da vida. Tentem ajudar as pessoas para que evitem cair nas presas da morte. Este é o único problema que existe no mundo.

Vão e contem a todos a respeito de Krishna. Não importa o que façam, induzam-nos a falar sobre Krishna, Krishna, Krishna. Salvem a si mesmos e preparem-se para alcançar a meta mais elevada. Cada vez que encontrarem alguém, onde quer que seja, falem-lhe somente de Krishna. Todos os demais temas são irrelevantes e redundantes.

Mahaprabhu diz: "Este é meu mandamento. Não pensem que se fizerem isso e assumirem a posição de Guru esquecerão sua própria posição comum e que, quando as pessoas vie-rem lhe oferecer honrarias, ficarão orgulhosos e irão para o inferno. Não, não e não! Eu lhes ordeno: 'Adiante!' Esse é o trabalho de alívio. Não podem permanecer inativos e atuar como observadores. Portanto, digo a vocês: 'Arrisquem-se! Iniciem o trabalho de alívio.' Ordeno-lhes isso e assumirei toda responsabilidade. O mundo inteiro está morrendo. Por isso, sempre e a todo segundo, a verdadeira necessidade é krsna-katha (os tópicos a respeito de Krishna). Vocês só obterão Minha associação se obedecerem às Minhas ordens e cumprirem o dever que lhes encomendo. Aí, Me encontrarão. Sua obediência às Minhas ordens no desempenho do dever é o que lhes imponho."

Isto é razoável ou não? Cada um de nós pode julgar. Qual será o trabalho de alívio que salvará aqueles que estão neste mundo da morte? O que será que realmente ajudará as pessoas? Não será vesti-las nem alimentá-las, nem qualquer outra coisa do estilo. Todo mundo está morrendo.

Uma vez, enquanto me encontrava no Templo de Madras, alguém veio e me censurou, dizendo: "Oh, vocês somente falam de Krishna e as pessoas morrem por falta de alimentos. Isso não lhes importa?"Eu respondi que não. Então, ele me disse: "A missão RamaKrishna de fato executa um trabalho de alívio, alimentando muitos. Se um homem morre de fome, como poderá escutá-lo? Onde encontrará quem o escute se ele morrer? Primeiro, terá de conseguir fazer com que ele viva, alimentando-o bem e, depois, poderá falar-lhe sobre Krishna."

Em seguida, eu disse: "Suponhamos que haja uma crise de fome e eu tenha alguns alimentos que distribuo entre muita gente. Diante de mim, há uma grande multidão. Se, enquanto reparto os alimentos à multidão, uma pessoa da multidão vai embora, o que devo fazer? Devo continuar distribuindo os alimentos ou devo correr atrás dela?" Ele respondeu: "Você deve repartir os alimentos. Isso seria natural." Então, eu disse: "A multidão está sempre pronta a me ouvir falar de Krishna. Por que haveria de perder meu tempo correndo atrás de um homem? Vem tanta gente me ouvir falar de Krishna que não sou capaz de atender a todos. Por que haveria de deter a distribuição do néctar e correr para pegá-lo? Seria um intento absurdo."

Estamos interessados em ajudar as pessoas através da distribuição de Krishna-katha e não prestamos atenção aos chamados perigos. Todos precisam dessa orientação. Vocês devem se ocupar exclusivamente em Krishna-katha. Prossigam falando de Krishna e continuem com essa vibração.

Quando Sri Chaitanya Mahaprabhu se dirigia de Puri a Vrindavana pelo atalho da selva, os elefantes, os cervos e os tigres cantavam: "Krishna, Krishna!", e dançavam. Como? De Seu Krishna-katha originava-se uma vibração tão refinada que penetrava nos ouvidos dos tigres, dos cervos e dos elefantes, despertando seus corações. Todos começaram a dançar e a cantar "Krishna, Krishna!". A vibração do Nome de Krishna nos lábios de Mahaprabhu era tão bela, e tinha tanta força, que o som penetrou nos animais e despertou em seus corações o plano mais interno, que estava coberto pelo corpo de elefante ou de tigre. Como a eletricidade, a mais refinada corrente do Santo Nome de Krishna penetrou nos corações de todos os animais e suas almas despertaram. E quando isso aconteceu, eles começaram a cantar "Krishna, Krishna!"

O meio ambiente está repleto de animação por toda parte. E, igual a um raio de luz que penetra a escuridão, a vibração de Krishna-katha tocará as cordas da alma e criará nela uma inspiração rumo à consciência de Krishna. Não temos nenhum outro dever, nem outra tarefa.

Bhaktivedanta Swami Prabhupada levou a consciência de Krishna aos quatro cantos do mundo. O fato de que todos vocês tenham vindo aqui deve-se à seriedade dele. Ele partiu para o mundo superior, e, portanto, em seu nome, continuamos com este tipo de compromisso.