Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Nityananda Prabhu,
o Guru Original

Srila Bhakti Rakshak
Sridhar Dev-Goswami
Maharaj

_________________________

Nityananda Prabhu é o mestre espiritual original. Ele é a representação geral do Guru. No mnundo espiritual, Ele é o princípio do guru-tatva nos quatro humores primários da devoção, exceto o humor conjugal. Em madhurya-rasa, a representação de Baladeva é Ananga Manjari, a irmã
de Radharani.

A posição de Nityananda é superior à de Baladeva. Por quê? Porque Ele está distribuindo prema, amor divino. E o que é prema? É o mais elevado de todos os ganhos. Se alguém puder outorgar amor divino, todos os demais deverão ser-lhe submissos. Se Krishna Se subordina a Mahaprabhu, é óbvio que Balarama está subordinado a Nityananda. Eles são similares; porém, quando se agrega magnanimidade, Balarama se converte-se em Nityananda. Esse Balarama que pode distribuir amor divino, que pode levar a cabo essa função suprema, veio aqui como Nityananda.

Nossa base deve ser sólida e adequada. Então poderá se erigir a estrutura. Do contrário, tudo virá abaixo (heno nitai vine bhai radha krsna paite nai). Podemos obter uma base sólida com Nityananda Prabhu.

Um dia, Nityananda Prabhu foi à casa de Sri Chaitanya Mahaprabhu em Mayapur. Sachidevi, a mãe de Mahaprabhu, Sua esposa, Vishupriya Devi, e outros devotos, também estavam presentes. De maneira inesperada, Nityananda chegou totalmente nu. Mahaprabhu providenciou que lhe dessem algumas vestes. Talvez estivesse preocupado com a possibilidade de os devotos formarem um conceito equivocado de Nityananda Prabhu. Para evitar isso, pediu a Nityananda Prabhu seu kaupina, ou tanga de iogue, rasgou-o e rapartiu-o entre os chefes de família ali presentes, instruindo-os: "Conservem este pedaço de kaupina como um kavacha, um amuleto, e atem-no a seus braços como um cordão ou usem-no em volta do pescoço. Conservem-no, por favor, e desse modo, muito em breve, alcançarão o controle de seus sentidos. "Nityananda Prabhu controla seus sentidos em grau supremo. Ele nada tem a ver com este mundo. Seu vairagya, ou indiferença por este mundo de transações materiais, é tão grande que Ele pode mostrar-se nu diante de homens e mulheres.

Portanto, a graça de Nityananda Prabhu construirá em nós uma base firme. E se existe uma base sólida, podemos erigir sobre ela uma grande estrutura. Se tivermos fé em Nityananda, essa fé poderá suportar qualquer peso. Não nos enganará.

Para os ocidentais, Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada deu muita ênfase à devoção a Nityananda. Primeiro devemos obter a Sua misericórdia e, logo, poderemos receber a misericórdia de Radha-Krishna. Sri Chaitanya Mahaprabhu significa Radha-Krishna (sri krsna caitanya radha-krsna nahe anya). Devemos alcançar primeiro a misericórdia de Nityananda Prabhu, depois a de Gouranga Mahaprabhu e, por último, a de Sri Sri Radha-Govinda. Precisamos nos elevar através dessas três etapas.

Discípulo: Como se pode obter a misericórdia do Senhor Nityananda?

Srila Sridhar Maharaj: Aquele que se inclina mais ao serviço a Gauranga e a Seu dhama, Sua terra transcendental, e a Seus servos, poderá obter a misericórdia de Nityananda Prabhu. Nityananda é muito bondoso com aquele que tem uma inclinação especial ao Gaura-lila.

"Tomem o nome de Gauranga"

Em Bengala, Nityananda Prabhu ia de porta em porta, dizendo: "Tomem o Nome de Gauranga, e Eu me converterei em seu servo. Podem comprar-Me apenas por tomar o Nome de Gauranga. Eu Me venderei a vocês, sem preço nem condição." Essa é Sua natureza.

Quando Mahaprabhu Se encontrava em Puri, enviou Nityananda a Bengala, dizendo: "Além de Você, não encontro ninguém que possa difundir o Santo Nome de Krishna ou o serviço devocional a Krishna em Bengala. Ali, as pessoas se dedicam principalmente ao método tântrico |e ao smriti. Dão muita importância a essas trivialidades e estão envaidecidas, pensando que lograram todo o conhecimento. Em decorrência, Bengala é um campo de pregação muito difícil. A não ser Você, ninguém poderia despertar as massas. Afaste-Se das castas mais elevadas e aproxime-Se das massas com o Santo Nome de Krishna. Você é a pessoa mais idônea para esse trabalho.

"Nityananda Prabhu foi a Bengala, porém, nem sequer tentou pregar as glórias do Santo Nome de Krishna. Nityananda começou a pregar o nome de Gauranga. Nityananda Prabhu observou que havia perigo de que as pessoas pensassem que os passatempos de Krishna se assemelham à sensualidade mundana, à mentira e a tendência ao roubo como se encontram numa alma degradada. Os passatempos de Krishna são de uma natureza sumamente confidencial. Resulta muito difícil para as massas compreender a pureza do Krishna-lila (passatempos de Krishna). A mente das massas não pode aceitar que o Krishna-lila é o ganho mais elevado. Por isso, Nityananda Prabhu observou que seria problemático pregar o Krishna-lila, e que seria mais fácil pregar o Gaura-lila, no qual Krishna veio para distribuir-Se ao público, com uma enorme riqueza em Sua mente.

Gauranga é um dínamo sobrecarregado com a piedade e a bondade mais magnânimas e intensas, que deseja distribuir Krishna para as pessoas comuns, e ainda com o maior afeto para com os criminosos. Nityananda Prabhu queria pô-los em contato com Gauranga, porque, assim, o Krishna-lila estaria automaticamente ao alcance de suas mãos. Ele começou a pregar sobre Gauranga, e não sobre Radha-Krishna, como havia ordenado Mahaprabhu. Portanto, Nityananda Prabhu diz: bhaja gauranga kaha gauranga, laha gauranger nama. "Adorem Gauranga, falem só de Gauranga e cantem o nome de Gauranga."

Há outro exemplo sobre a relação entre Krishna e Balarama, e Gauranga e Nityananda descrito no Chaitanya-Bhagavata. Sachidevi sonhou que Krishna e Balarama estavam sentados em um trono e que Nityananda brigava com Balarama: "Desça deste trono. Já não estamos na Dwapara-yuga. A era de Kali começou, e Meu Senhor Gauranga deve ocupar Seu posto neste trono. Desça daí."

A princípio, Balarama se opunha: "Não, não... Por que devemos descer? Temos ocupado este trono por muito tempo." Nityananda Prabhu prosseguiu, fazendo-o descer à força, e Balarama cedeu ligeiramente. Nityananda Prabhu disse: "Meu Senhor Gauranga deseja ocupar agora essa posição. Sua era começou." Portanto, Nityananda é muito parcial com Gauranga. Ele disse: "Krishna está muito longe. Gauranga é Meu Senhor." Devemos sentir-nos muito agradecidos a Nityananda Prabhu, pois Ele é nosso Guru.
E a graça do Guru é tão importante que Raghunatha Dasa Goswami disse: "Ó Radharani, desejo Sua graça! Não quero Krishna separado de Você. Nunca hei de querer Krishna sem Você." Essa deve ser a atitude sadia de um devoto.

Srila Visvanath Chakravati Thakur explicou isso em seu Gurvastakam, da seguinte maneira:

yasya prasadad bhagavat prasado
yasya prasadan na gatih kuto 'pi
dhyayan stuvams tasya yasas tri sandhyam
vande guroh sri-charanaravindam

"Ofereço minhas reverências aos pés de lótus de Sri Gurudeva. Por sua graça, podemos alcançar a misericórdia de Krishna. Sem sua graça estamos perdidos. Portanto, devemos meditar constantemente em Sri Gurudeva e implorar sua misericórdia."

Essa é a posição de Sri Guru, por cuja misericórdia podemos obter tudo, podemos alcançar o favorecimento de Krishna. E, sem sua graça, não temos esperança alguma. Dessa maneira, devemos oferecer nossas reverências a quem nos deu nosso primeiro vínculo com a consciência de Krishna.