Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Newton,
Mahaprabhu
e o Infinito


Srila Bhakti Raksak
Sridhar Dev-Goswami
Maharaj

_________________________

Srila Sridhar Maharaj nos alerta em nossa abordagem da Divindade a nunca pensarmos que somos qualificados com base no tempo que gastamos em nossa busca.

_________________________

O mundo transcendental tem sua própria lógica: Infinito menos Infinito é igual a Infinito. O mundo infinito é tal que estamos sempre numa posição relativa em relação ao Infinito. O Infinito nunca pode ser terminado.

Por toda parte um centro –em nenhum lugar a circunferência

O Próprio Mahaprabhu disse: "Anseio pela verdade, mas não a obtive". A verdade é uma obtenção tão maravilhosa que Mahaprabhu, o mais elevado –o Infinito Personificado– Ele veio ensinar: "Eu Me encontro apenas na margem". Do mesmo modo, Newton expressou: "Estou coletando uns poucos seixos à margem do oceano do conhecimento que se estende diante de meus olhos. Mas eu sei mais do que os tolos que dizem que concluíram com o conhecimento, que chegaram ao seu limite. Este nunca pode terminar. Somente podemos ter um pequeno contato.

"Não sei como o mundo me vê; mas, para mim mesmo, pareço ter sido apenas como um menino brincando na margem do oceano, e divertindo-me com encontrar, de vez em quando, um seixo mais liso ou uma conchinha mais bonita do que é comum, enquanto o grande oceano da verdade permanece por ser descoberto diante de mim." (Sir Isaac Newton-1642/1727)

Esta era a opinião de Newton com respeito ao conhecimento científico deste mundo. Assim, o que dizer do conhecimento sobre o Infinito –como seria? Com que tipo de aspiração, paciência e esperança deveríamos nos aproximar desse mundo. Se Newton expressou tais sentimentos com respeito à ciência do mundo mundano, então quanta audácia temos, aqueles que sempre falamos sobre o Infinito maior: pensar que por passarmos alguns poucos minutos impacientemente, ou mesmo alguns dias, ou que, por caminharmos alguns metros adiante, seremos capazes de conhecer o Infinito! Então, somos traidores de nós mesmos: não estamos nos aproximando do Infinito. Não deveríamos desejar um resultado fácil. Devemos estar preparados para sacrificar a nós mesmos. Estamos em busca do Infinito, e realmente devemos nos permitir ser utilizados sem buscar nossa própria satisfação.