Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Nescedades
Unidas
*

A Selva Civilizada
do Animalismo Nacionalizado

Srila Bhakti Raksak Sridhar
Dev-Goswami Maharaj

________________________

Com tantas bombas atômicas, tantos soldados estão prontos a entregar suas vidas para defender o interesse nacional. Mas, qual é a pequena e preciosa prosperidade morta que isso oferece? O que isso realmente significa? Insignificâncias, e nada mais do que isso.

E a riqueza eterna, o bem eterno –qual o tipo de energia que deveríamos reunir para obter esses bens? Aquilo que é bom para todos, tamanho grau de prosperidade, isso deve ser distribuído a todos. A coisa verdadeira e substancial é conseguir retornar a nosso próprio lar; levar essas pessoas desencaminhadas rumo a seu lar, doce, doce lar. Esse tipo de chamado manifestou-se na mente de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Todas essas almas vagueantes deveriam ser levadas a seu próprio lar e a seu próprio guardião. Esse tipo de dever surgiu em Sua mente. "Todos devem ser levados de volta a seu lar."

Estão vagueando como feras na selva, sem saber o que é bom, o que é mau, sempre ocupados na competição, mordendo uns aos outros. Eles dizem que são civilizados mas, igual a animais na selva, estão mordendo uns aos outros e tentando viver às custas de seus companheiros de selva. A raça humana, somente de modo mais eficaz, está seguindo o mesmo plano, o mesmo programa, às custas das outras nações. O resultado: uma selva civilizada.

O que então é civilização? Civilização perde seu significado. A palavra "civil" significa cortês. Isto é cortesia? Apenas agrupados –o que os animais em geral fazem–, estão fazendo o mesmo num corpo humano. Eles pensam que em nome da "nação" tudo fica purificado. Que tolos!

Fica justificado desempenhar os hábitos da selva em forma de nação. Trata-se de um dicionário de tolos! Uma meia-verdade é mais perigosa que a falsidade. Assim, a meia-ajuda, a ajuda equivocada, é algo ainda mais perigoso; serve para direcionar a atenção rumo à coisa errada. Vedasraya nastikya-vada bauddhake adhika: pregar ateismo em nome da religião é mais perigoso que o ateísmo comum direto. Assim, em nome da civilização, estamos fazendo o que é vergonhoso para os animais selvagens.

Estão dando ao povo alimento, roupas e uma assim-chamada educação, pensando que "isso é uma coisa boa." Mas não! É necessário oferecer nada menos que sua libertação –nada menos que o lar. Isso é necessário. Conforto do lar! Existe a expressão "Conforto do Lar", o que significa algo muito doce. Lar significa mãe, pai, aqueles que conhecem a real necessidade da criança. A criança pode não saber, mas seu "lar" sabe qual é o seu interesse real.

Lar significa pai, mãe e tantos parentes afetuosos. Eles sabem mais sobre o bem-estar da criança do que uma criança que defende seu auto-interesse. Assim, o dever dos líderes é orientar as pessoas rumo ao lar. De modo inconsciente, a atmosfera virá para ajudar, oferecerá ajuda real a nós. Isso é o lar. De volta a Deus, de volta ao lar. Levar-nos a todos, viandantes nas ruas, pegar-nos e levar-nos ao lar, esse foi o dever assumido por Mahaprabhu.

_________________________________________________
* Soa em inglês como Nações Unidas - United Nescience)