Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


O Lado
Negativo

 

Srila Bhakti Raksak
Sridhar Dev-Goswami
Maharaj

________________________

Quando temos o suporte do sadhu, do Guru de uma elevada estatura, podemos fazer qualquer coisa. Pela graça de seu suporte, qualquer kirtana que for praticado, será eficaz. Meditar silenciosamente pode ser elogiado como sendo mais eficaz num contexto particular, mas se nos aventurarmos a superficialmente cantar o Santo Nome dessa forma, haverá grande oposição e poderemos nos converter em ateus. Isso pode ocorrer se não tivermos bastante suporte para lutar contra as dificuldades. Não devemos nos aventurar a atacar o inimigo quando estamos em uma posição fraca. Mas, ao termos o suporte dos grandes generais e bastante munição, devemos marchar adiante. Isso ajudará a nos ocuparmos no verdadeiro kirtana.

O fator real é aquele sadhu-sanga que conta com uma conexão com o poder superior. Caso contrário, nada tem qualquer valor. Devemos nos situar no verdadeiro plano de sadhu e sastra. Devemos cultivar a coisa verdadeira, protegermos a realidade do bhajana.

Para o devoto mais fraco, o sadhaka ou aspirante, a maior necessidade é o sadhu-sanga, assim como as escrituras que são necessárias para se obter conhecimento. Sadhu-sanga-kripa: se tivermos a misericórdia dos santos e a sanção das escrituras, então nosso kirtana será o melhor.

Nossa atenção sempre deve ir para o lado negativo, submisso. Se praticarmos em submissão, nada pode
impedir a nossa promoção. Se estivermos muito ansiosos
de ascender sem ter qualificação para isso, haverá a tendência a cair. Dasyaya te mama raso 'stu raso 'stu satyam: "Que eu possa ter a tendência à servidão". Para o bhajana ou o serviço interno, sempre se deve seguir esse tipo de tempe-ramento. Tad dasa-dasa-dasanam dasatvam dehi me prabho, "Que eu sempre possa ser o servo do servo do servo".

Se tentarmos sempre aderir ao dever inferior, a promoção será inevitável. Anseio por promoção é o inimigo; isso é para obter pratistha (reconhecimento, fama), e isso vai minar tudo. Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Thakur disse que a imitação nasce da atração por pratistha, o desejo de obter a posição superior e adquirir fama para si mesmo. Esse é o maior inimigo. Não se torne presa do pratistha, o anseio de se pôr na posição superior, Pelo contrário, dainyam, a humildade, é o sinal de saúde de um devoto.