Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Fui
Nectarizado



Srila Bhakti Raksak
Sridhar Dev-Goswami Maharaj

________________________

 

No livro Krsna Karnamrita (92), Bilvamangala Thakur diz:

madhuram madhuram vapur asya vibhor
madhuram madhuram vadanam madhuram
madhu gandhi mrdu smitam etad aho
madhuram madhuram madhuram madhuram

"Ó Senhor Krishna! A beleza de Tua forma transcendental é doce, porém Teu belo rosto é ainda mais doce. O doce sorriso em Teu rosto, que é como o doce aroma do mel, é mais doce ainda. Doce, doce, doce, doçura. Krishna é a doçura personificada. À primeira vista, pensei que Krishna fosse o Cupido, aquele que pode cativar a todos. Mas, logo vi: não, isto não se assemelha à luxúria personificada, que só se pode experimentar no mundo material. Isto é chinmaya, substância espiritual. Vejo que esta doçura tem um caráter espiritual. Assim o sinto. É a essência mesma de toda a doçura. O que é isto? Minha visão está sendo nectarizada. Estou sentindo como se néctar se derramasse sobre meus olhos. Oh, Krishna conquistou meu coração! Sou um prisioneiro. Fui cativado pela doçura personificada."

E no Krsna Karnamrita (6.8), Bilvamangala Thakur declara ainda que:

marah svayam nu madhura-dyuti-mandalam nu
madhuryam eva nu mano-nayanamritam nu
veni-mrijo nu mama jivita-vallabho nu
krsno 'yam abhyudayate mama lochanaya

"Meus queridos amigos, onde está Krishna, o Cupido personificado, tão resplandescente quanto a flor kadamba? Onde está Krishna, a própria doçura, o néctar mais doce para meus olhos e minha mente? Onde está Krishna, que desata o cabelo das gopis? Ele é a fonte suprema da bem-aventurança divina. Ele é a minha vida e alma. Apresentou-Se ante meus olhos novamente."

Não importa qual seja a tristeza ou a aflição que nos caibam, os diferentes estados de dor serão erradicados. Este néctar das palavras e dos passatempos de Krishna nos infunde vida. Dá-nos a esperança de podermos viver uma existência mais elevada e de que não fomos criados apenas para sofrer neste mundo mortal, mas para levar uma vida que possa se elevar e transcender esta dolorosa existência mortal. Esse é o tipo de existência vital que temos em nossa forma intrínseca.

Os especuladores dizem que a consciência de Krishna unicamente elimina tudo que é pecaminoso, porém esse não é mais que um conhecimento externo da consciência de Krishna. O pecado nada significa ao compararmos com a capacidade purificadora de Krishna. Tão logo entremos em contato com Krishna, ainda que seja na forma do mero som através dos ouvidos, começa a despertar nosso verdadeiro bem-estar (sreyah kairava chandrika vitaranam).

A consciência de Krishna está infinitamente carregada com todas as fontes de nosso bem. Aqueles que podem distribuir a consciência de Krishna pelo mundo são de fato benévolos e bondosos. Aqueles que distribuem Krishna aos necessi-tados e aos decepcionados fazem a doação maior. Este é o único tipo de atividade que deveria continuar no mundo, |a fim de salvar as almas que sofrem da doença da conexão com a morte.

Néctar Divino

As descrições sobre Krishna são como néctar divino. Portanto, continuem com essa transação de outorgar sempre a consciência de Krishna. E, se derem consciência de Krishna, receberão, por sua vez, uma abundante provisão de consciência de Krishna. Esta descerá de uma posição mais elevada. Se vocês forem sinceros enquanto distribuirem a consciência de Krishna, não faltará capital. Será suprido novo capital na mesma proporção em que puderem distribuí-lo aos outros. Esse capital estará em conexão com a fonte infinita. Portanto, sigam adiante.

Sri Chaitanya Mahaprabhu diz:

yare dekha, tare kaha 'krsna'-upadesa
amara ajñaya guru hana tara ei desa
"A q uem quer que você encontre, fale-lhe somente de Krishna. Não temos outros compromissos. Quem quer que você encontre, qualquer alma que cruze seu caminho, tente salvá-la deste deserto da morte. Eu ordeno a você, não tema. Assuma a posição de Guru, o outorgador, e distribua Krishna a todos."

Em seguida, Mahaprabhu diz:

kabhu na vadhibe tomara visaya-taranga
punarapi ei thani pabe mora sanga

"Nesta transação você encontrará Meu apoio. Se obedecer à Minha ordem de distribuição a cada pessoa e a todos, você observará que estou ali, ajudando você nesse trabalho."

Dessa maneira, seu grande mestre (refere-se a Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, falando a alguns de seus discípulos) ocupou a todos vocês, como soldados consagrados. Agora, vocês devem realizar um trabalho de alívio neste mundo transitório e de morte. Executem esse trabalho de alívio. De alguma maneira, temos de obter consciência de Krishna para nós mesmos e também levar as novas a nossos vizinhos. Mahaprabhu disse: "A quem quer que você encontre, fale de Krishna, e dessa maneira salve toda a gente". Todos se encontram sob a influência da mortalidade eterna. Este é o único meio aplicável a essa sua condição. Qualquer outro assunto é irrelevante.