Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Mensagem aos
Devotos Reunidos

Srila Bhakti Sundar
Govinda Dev-Goswami
Maharaj

Primeiro Tour Mundial
Sri Chaitanya Saraswat Math
Londres - 20 de julho de 1992

________________________

Ao escrever uma carta, sempre iniciamos com "Todas as Glórias a Sri Sri Guru e Gauranga." Na verdade, é um fato que todas as glórias e toda fama devem ser oferecidas a Sri Gurudeva e a Sri Gauranga Mahaprabhu. Eles é que são os verdadeiros proprietários disso.

Srila Prabhupad Saraswati Thakur escreveu:

    vaisnavi pratistha tate koro nistha

Na verdade, eu sou um servo do servo do servo dos Vaishnavas. Essa é minha identidade verdadeira.
 
Mahaprabhu disse:

naham vipro na cha nara-patir
     napi vaisyo na sudro
naham varni na cha griha-patir
     no vana/stho yatir va kintu prodyan/nokhila/paramananda/
    purnamritabdher
gopi-bharttuh pada-kamalayor
    dasa/dasanudasah
(Chaitanya-charitamrita: Madhya-lila, 13.80)

Essa é nossa verdadeira identificação. Não somos americanos, indianos, ingleses ou alemães. Ainda que temos este corpo humano, ele não é realmente nosso. Temos este corpo por agora, mas, dentro deste corpo, encontra-se nossa forma real, e essa forma é "Krishna- dasa" —serva de Krishna.

As escrituras confirmam que o serviço direto a Sri Krishna somente é possível para Seus mais queridos e íntimos devotos. A Rupanuga Sampradaya mostrou que Srimati Radharani é a serva e a potência supremas de Sri Krishna, e que Ela é nossa guia e guardiã suprema. Se aderimos a esta linha de pensamento, então nossa identidade é muito boa. Mahaprabhu mostrou que somos servos dos servos dos servos dos servos de Sri Krishna. Krishna tem muitas formas: Krishna em Dwaraka, Krishna em Mathura, Krishna em Vrindavana, e assim por diante, e nós somos servos especificamente desse Krishna em Vrindavan que oferece proteção e nutrição; que dá serviço às gopis; que é o mantenedor das gopis e da Colina de Govardhana. Somos os servos dos servos dos servos dos servos desse Krishna, e essa é nossa verdadeira identidade.

Assim, toda honra deve ir para o servo mais elevado. Ao oferecemos honras a alguém, se essa pessoa for um Vaishnava, então ele imediatamente envia essas honras para seu Guru. Srila Guru Maharaj citava freqüentemente esta frase em bengali:

    guru-gana-sire punah sobha paya sata guna

Se você não tentar digerir o respeito que lhe é oferecido mas imediatamente o enviar a seu Guru, então você será beneficiado, e não somente você mas as pessoas que estão oferecendo honras a você também serão beneficiadas. Este princípio é verdadeiro em todas as circunstâncias. Se eu coleto algum dinheiro e o utilizo para o serviço a Sri Gurudev, então não serei atingido por nenhuma ilusão nem ônus. Isso não me trará qualquer reação deste plano, e esta é a linha de pensamento que as Escrituras nos revelam.

O evento de hoje me deu esta inspiração: de que todos vocês são o vaibhava (manifestação) de Srila Guru Maharaj (Srila Sridhar Maharaj) e que todas as honras que oferecem estão indo para ele.

Posso dizer que Srila Guru Maharaj me encarregou de sua Missão e cuidar da manutenção das vidas espirituais de seus devotos, mas eu sou apenas um portador. Guru Maharaj me disse:"Cuide dos devotos, de minhas Deidades e de minha Missão". Esse é o meu  tridanda sannyas: servirei a seus devotos, servirei a suas Deidades e servirei à sua Missão. E todos vocês são minha riqueza, disso eu não tenho dúvidas. Estou recebendo tanta energia dos devotos e, como uma bateria de raios solares, estou utilizando qualquer luz que eu tenha para o serviço de Srila Guru Maharaj. Desse modo, estou sendo beneficiado, e vocês também estão sendo beneficiados.

O desejo de Srila Guru Maharaj era de que, se ele pudesse fazer algo para a satisfação de seu Guru Maharaj, primeiro desejava fazer algo em Londres.

Quando Srila Prabhupad Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur viu que seus outros pregadores tinham na verdade falhado em pregar com sucesso no Ocidente, ficou muito triste e disse a Srila Guru Maharaj, "Se eu mandar você pregar em Londres, você irá?"

Srila Guru Maharaj respondeu, "Sim, se essa for sua ordem então eu devo realizá-la, mas penso que talvez eu não seja a pessoa apropriada para esse serviço. Não compreendo a maneira de ser dos ingleses e desconheço o que seja a cortesia apropriada por lá. Eu sou um menino brahmane e não sei como me misturar com eles. Se o senhor desejar, eu irei, mas penso que seria melhor para sua pregação enviar Aprakrita Prabhu (Sripad Bhakti Saranga Goswami Maharaj)."

Srila Prabhupad pensou, "Sim, o que Sridhar Maharaj diz é verdade. Ele não está acostumado a tomar prasadam com os mlechas, mas Aprakrita Prabhu é capaz de fazer isso sem qualquer dificuldade, e será preciso mostrar-lhes que não os consideramos menos que nós."

Um dos irmãos espirituais mais velhos naquela época, perguntou a Guru Maharaj, "Você sabe porque Srila Prabhupad quer que você vá a Londres?"

Srila Guru Maharaj respondeu:"Sim, posso adivinhar suas razões: todos que ele enviou ao Ocidente retornaram como um sahib (cavalheiro Ocidental) mas Srila Prabhupad está pensando que isso não aconteceria comigo." E o devoto confirmou: "Sim, certamente você manteria a roupa de sannyas e a nossa Missão lá, e é isso que Prabhupad precisa. Você não seria convertido."

Guru Maharaj disse, "Se Prabhupad deseja me enviar então eu tenho de ir. Eu irei para onde quer que seja, swarga ou nara, para o céu ou o inferno. Não tenho problema. Mas o mais importante é o que trará mais frutos para sua Missão, e Aprakrita Prabhu é mais qualificado do que eu para esse tipo de serviço." E Aprakrita Prabhu foi enviado.

Estes foram os eventos externos, mas, na realidade, Srila Prabhupad não desejava que Guru Maharaj deixasse a Índia naquela ocasião.

A inteligência de Guru Maharaj era tão refinada que ele podia compreender que Srila Prabhupad em breve iria embora deste mundo, e Guru Maharaj sabia que, se estivesse presente nessa ocasião, isso traria muita felicidade a Srila Prabhupad. E assim ocorreu que, na ocasião de sua partida deste mundo, Srila Prabhupad chamou Guru Maharaj e o encarregou de cuidar de sua sampradaya. Naquela época, sua sampradaya era muito ampla, com sessenta e quatro Maths pela Índia, e sua pregação já começava a se expandir para o Ocidente. Sua visão, igual à de Srila Swami Maharaj, era muito ampla.

Certa vez, Srila Prabhupad desejou criar uma hospedaria para estudantes em Londres. Sua idéia era de que tanto estudantes hindus como ingleses poderiam se hospedar lá enquanto estivessem envolvidos em seus estudos, e nós tentaríamos trazê-los para a linha da Consciência de Krishna. Ele disse que, se fosse necessário, forneceríamos refeições para eles no hotel, o que significava servir carne, etc.  Ao ouvir isso, Guru Maharaj fez uma objeção: "Se fornecermos esse tipo de comida aos estudantes se perderá o prestigio de nossa Missão." Prabhupad respondeu zangado: "Eu já contemplei essa questão mil nascimentos atrás. Vaikuntha vritti karite habe, devemos viver em Vaikuntha, e não neste mundo material."

Vaikuntha significa vigata kuntha yasmat—onde não existem restrições, onde nada de ruim pode existir, onde tudo é auspicioso. Devemos focar nossa consciência nessa direção. Desejamos fazer o bem aos outros e utilizaremos o que for necessário para tal.

Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupad também tinha esse humor. Swami Maharaj me contou que, quando primeiro chegou à América sem dinheiro, ficou hospedado com um cavalheiro que tinha se tornado seu amigo. Esse cavalheiro não preparava a própria comida, mas a comprava de uma loja vizinha. Prabhupad, por outro lado, preparava chapati e subji para si mesmo, e comia isso muito feliz. Seu amigo pediu-lhe que fizesse um pouco para ele e, em troca, ofereceu comprar os ingredientes. Assim, Prabhupad cozinhava para ele com as próprias mãos.

Srila Swami Maharaj guardava sua comida numa área da geladeira do amigo, quem mantinha a sua comida —carne, etc.— em outra parte da mesma geladeira. Quando ouvi isso, pensei que devia ter sido intolerável e perguntei a ele: "Mesmo assim, o senhor comia essa sua comida?" Ele me respondeu que, "O que eu podia fazer? Não tinha outro jeito. Eu simplesmente considerei que Krishna estava me dando essa comida e, desse modo, eu comia." Esse era o tipo de mente aberta de Prabhupad A.C. Bhaktivedanta Swami Maharaj. Foi desse modo que ele recebeu tantas bênçãos e a misericórdia de Nityananda Prabhu, de Chaitanya Mahaprabhu e de Prabhupad Saraswati Thakur. Caso contrário, como seria possível um único homem da Índia difundir o cantar do mahamantra Hare Krishna por todo o mundo! Quando voltou para a Índia, ninguém conseguia acreditar no que ele havia feito e, para tristeza nossa, ninguém queria recepcioná-lo.

Assim, Swami Maharaj me escreveu: "Govinda Maharaj, eu sei que você não tem dinheiro mas será que você pode me dar abrigo em seu Math?" Eu perguntei a Guru Maharaj, e ele disse: "O quê! Ninguém está entusiasmado de recebê-lo? Escreva para ele e diga que ele é sempre bem-vindo aqui, e que nós tentaremos oferecer-lhe a melhor recepção de que somos capazes."

Eu fui recebê-lo na estação de trem com sankirtan e o trouxe junto com seus dois discípulos para nosso Math. Srila Swami Maharaj ficou na "Casa Azul" por um mês com seus dois devotos, Prabhus Achyutananda e Ramanuja, e todos os dias eles se reuniam com Guru Maharaj. Foi a minha boa fortuna que eu pude organizar uma recepção digna. Pela ordem de Srila Guru Maharaj, todos os cidadãos proeminentes de Navadwip vieram dar suas boas-vindas a Srila Swami Maharaj. No começo, eles também não queriam participar da reunião pensando, "Oh, ele foi para mlecha-desha, os países dos mlechas (bárbaros matadores de vacas), portanto, não lhe daremos quaisquer boas-vindas."

Então, Guru Maharaj me disse: "Vá e diga a eles que Sridhar Maharaj participará dessa reunião, e que Sridhar Maharaj é quem está oferecendo a recepção. Assim, quero ver o que vão dizer."

Desse modo, eu fui até a Faculdade de Sânscrito de Navadwip, que está lotada de muitos grandes pandits (sábios eruditos), e contei a eles o que Guru Maharaj havia dito. Eles responderam que, "Oh, se Sridhar Maharaj está indo, então nós definitivamente participaremos também." Na realidade, Guru Maharaj não podia participar pois, naquela ocasião, estava muito doente, mas muitos grandes brahmanes eruditos participaram daquele encontro junto com muitos goswamis famosos.

Assim, é preciso ter um visão ampla e, através dela, a pessoa pode pregar com muita facilidade, mas o que Srila Swami Maharaj fez foi um milagre. Srila Guru Maharaj disse: "Isso é um milagre, e nós estamos contentes, estamos felizes e estamos orgulhosos." Ao ouvir isso, alguns dos irmãos espirituais de Guru Maharaj ficaram perplexos: "Como é que Sridhar Maharaj está oferecendo esse tipo de honra?" Guru Maharaj lhes disse: "Isso é respeito a nosso Guru Maharaj. Ele queria isso, e Swami Maharaj satisfez esse seu desejo. Então, qualquer honra que ofereçamos a Swami Maharaj irá de imediato para nosso Guru Maharaj, e Prabhupad ficará feliz."

Hoje em dia, quando vejo o cantar e o dançar de vocês, penso que, se Srila Prabhupad Saraswati Thakur estivesse presente aqui —e é claro que ele está presente em outra forma— mas, se ele estivesse presente aqui fisicamente, não tenho dúvida de que ele ofereceria sua plenas bênçãos a todos vocês.

Ao final do século 19, Srila Bhaktivinod Thakur predisse que, "Muito em breve, homens e mulheres inteligentes de todas as partes do mundo virão a Navadwip para inquirir sobre o local de nascimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu, cantarão Suas glórias e tomarão o Nome de Sri Sachinandana. Eles chorarão com Seu Nome e dançarão, mesclando-se com os devotos da Índia." E hoje, pela misericórdia de Srila Swami Maharaj, isso já se tornou verdade.

Quando ele veio para cá, ele não tinha amigos. Poucas foram as pessoas que o ajudaram algumas vezes, e ele tentava difundir a Consciência de Krishna. Ele teve êxito, e não só isso, mas ele explodiu com a cultura materialista Ocidental e fez muitos amigos. Foi através disso que eu vim para cá. Quando eu vim, eu já tinha milhares de amigos. Mas, quando ele veio, ele estava sozinho —um homem só.

Contudo, dentro dele se encontrava Sri Nityananda Prabhu, as bênçãos de seu Guru Maharaj e a bem-querência de Srila Guru Maharaj e de alguns poucos outros discípulos de Srila Prabhupad Saraswati Thakur.

Agora, nesta minha viagem, recebi tamanha honra e uma recepção grandiosa que penso que tudo isso são as bênçãos de Srila Swami Maharaj. E vejo aqui os devotos de Londres dançando e cantando, "Jai Sachinandana, Jai Sachinandana, Jai Sachinandana", e não consigo compreender onde me encontro, se é Goloka Vrindavana ou Nabadwip?

Isso é um milagre. Este milagre ocorreu, e penso que, se for possível, no futuro crescerá cada vez mais. Muitos devotos de Mahaprabhu, de Srila Guru Maharaj e de Srila Swami Maharaj estão vivendo e tentando pregar a Consciência de Krishna, e, através deles, no futuro, será visto (manifestar-se) um glorioso movimento de pregação. Sempre podemos ver que numa só onda não se pode realizar tudo. Às vezes, pode vir uma onda muito forte. Alguns dos problemas em seu caminho serão varridos, mas alguns ficarão de pé. Mais uma vez e repetidamente, virá uma nova onda e eles serão levados embora novamente, e então (os devotos) conseguirão sua verdadeira nutrição dessa onda. Quando a inundação chega a Nabadwip, vemos que todas as plantas morrem, mas a inundação não somente mata as plantas como também provê muito fertilizante para a terra, e assim, em um tempo muito curto, surgem os novos brotos e logo você não consegue ver o dano causado pela inundação.

Assim, tudo é possível pela vontade de Krishna. Era o desejo sincero de Srila Guru Maharaj fazer algum serviço em Londres. Muitas vezes ele nos disse: "Meu Guru Maharaj queria me mandar para Londres. Agora, todos os devotos do Ocidente estão vindo até mim, mas eu ainda sinto alguma deficiência em meu serviço e ficarei satisfeito se puder fazer algum serviço em Londres."

Os devotos tentaram de todo coração e conseguiram estabelecer esse Templo na 49 Dinsdale Road, e essa propriedade foi comprada. Contudo, a vontade de Krishna foi em outra direção, e esse local foi roubado por Krishna. Ele quer nos dar mais oportunidades de serviço: "Vocês devem tentar novamente produzir outro Templo para Mim." É assim que eu vejo. Ele não quer que sejamos preguiçosos. "Uma vez que vocês tenham feito algo, não há dúvida quanto a isso, mas vocês devem tentar novamente Me servir." Krishna quer dar mais inspiração a todos: vocês obtiveram a oportunidade de servir mais uma vez e devem tentar fazer isso.

Meu sentimento é que se espera de nós o serviço direto, e penso que, muito em breve, o Templo reaparecerá. Já apareceu, mas agora tem a forma de uma casa alugada. Penso que Guru Gauranga Radha Syamasundar devem estar em Sua casa própria. Isso pode ocorrer muito rapidamente, se Syamasundar desejar aceitar nosso serviço. De qualquer modo, nosso programa de pregação deve continuar. O que foi iniciado em Londres não pode parar. Essa é minha prece a Mahaprabhu, a Nityananda Prabhu, a Guru Maharaj e a seus devotos. Vocês, por favor, continuem, e através desse serviço podemos obter tudo.

    etat sarvam gurau bhaktya
    puruso hy anjasa jayet
    (Srimad-Bhagavatam: 7.15.25)

Se conhecemos um pouco das escrituras, podemos entender que através do serviço a Guru Maharaj e aos Vaishnavas obteremos tudo no mundo do serviço transcendental —êxtase, néctar, amor, beleza—, o que forma a meta de nossa vida.


    sandhya-vandana bhaderam astu  bhavato
        bhu snana tubhyam namo
    bhu devah pitaras cha tarpana-vidhau naham
        ksamah ksamyatam
    yatra kvapi nisadya yadava-kulottamsaya
        kamsa-dvisah
    smaram smaram agham harami tad alam manye
        kim anyena me
    (Srila Madhavendra Puri)

Sandhya, vandanam, snana, puja, archan (as preces da manhã, da tarde e da noite, a recitação formal de preces, as abluções rituais, a adoração formal e a adoração ritualista da Deidade no Templo) —tudo isso se encontra na linha de vidhi-marga (a devoção calculativa), mas nós somos seguidores de raga-marga (a devoção expontânea), e Guru Maharaj é nosso preceptor e Guardião da Devoção —não temos problemas.

Podemos ficar em qualquer lugar mas não devemos esquecer da nossa vida, o que significa uma vida de serviço. Serviço é vida. Pregação também é serviço; comer pode ser serviço; dormir pode ser serviço. Contudo, não estou dizendo a vocês que durmam sempre; mas para que estou dormindo? Depois de dormir, nos sentimos com muita energia, e esta é para o serviço a Sri Sri Guru e Gauranga.

Hoje, eu falei até às 4 horas, e falei tanto que fiquei febril. Então, descansei um pouco e, ao despertar, me sinto muito bem novamente e, agora, estou novamente falando com vocês. Assim, dormir também pode ser serviço. Tudo pode ser transformado em serviço.

Karma e bhakti não se diferenciam externamente. No seu comentário ao Sri Brahma-samhita, Bhaktivinod Thakur disse que, externamente, karma e bhakti parecem estar numa mesma posição. Quando karma se encontra na linha da devoção e na linha da instrução védica, é karma-misra bhakti (ação mesclada com bhakti) que nos conduzirá até jñana-misra bhakti (conhecimento mesclado com bhakti) que pode nos levar para yoga-misra bhakti (ioga meclada com bhakti). Entretanto, todos eles têm um toque do mundo mundano, e nossa linha é a da devoção pura a Krishna. Isso significa primeiro oferecer tudo que é nosso a Krishna e só então fazer o ananya-bhajan. Assim, tudo está indo para Krishna, seja bom ou mau, e nós não temos problemas.

Podemos viver em qualquer lugar e fazermos tudo desde
que não esqueçamos nosso dever interno, e então não sofreremos qualquer reação deste mundo. Tudo pertence a Krishna e tudo vai para Krishna. Esse é o ensinamento de Srila Guru Maharaj e de Srila Swami Maharaj.

Ofensa aos Vaishnavas é a única coisa de ruim para nós. Se pudermos tomar cuidado com essa consciência, então não teremos problema e seremos capazes de fazer tudo e qualquer coisa para o serviço a Krishna —essa é a verdade.

Certa vez, um grande sadhu do sul da Índia recebeu uma ordem de Sri Ranganath: "Construa Meu Templo." Por Sua ordem, o sadhu foi aos reis. Naquele tempo, haviam muitos reis na Índia, e ele disse a eles que, "Sri Ranganath me ordenou que construísse um Templo dentro de um composto de sete paredes onde Ele residirá. Se vocês me ajudarem, ficarei muito feliz e vocês serão muito beneficiados." Mas nenhum dos reis o ajudou. Ele ficou desanimado, e sentou-se sob uma árvore pensando: "O que farei agora? Essa foi a ordem de Ranganath, mas eu não tenho capacidade para realizar este seva."

Foi então que uns homens se aproximaram dele e ele pregou para eles. Eles acabaram convencidos e disseram: "Prabhu, nós podemos construir o seu Templo." Cada um deles tinha uma habilidade especial: um deles podia convencer os outros a fazer sua vontade falando com eles; o outro era capaz de abrir qualquer fechadura, e o último era capaz de imobilizar qualquer pessoa apenas por tocá-la. Utilizando esses poderes, eles resolveram assaltar os tesouros dos reis. Se você vir esse Templo de Sri Ranganath você verá seu enorme sucesso. Ele faz parte da Sri Sampradaya, e essa é uma sampradaya muito rígida (pesada). Eles seguem o vidhi-marga, as regras e regulamentos de modo muito estrito. Mas, pela ordem de Ranganath, os devotos podem fazer qualquer coisa que seja. Desse modo, eles obtiveram esse tipo de raga-bhakti (devoção espontânea). Depois disso, um grandioso seva foi estabelecido por lá, mas foi assim que o Templo de Sri Ranganath se manifestou neste mundo.

Nosso credo é o de raga-bhakti. Vivemos para isso.

    yena tena prakarena
    manah krsne nivesayet
    (Bhakti-rasamrita-sindhu: 1.2.4)

O ensinamento de nosso Mestre é que tentaremos servir a Guru-Vaishnava com todo nosso esforço. Mas nosso Mestre não nos diz: "Roubem!" Temos outros métodos de abordagem e, através deles, serviremos tanto quanto for possível. Penso que o Templo virá e alguém se apresentará pela vontade de Krishna. Então, seremos encarregados de cuidar do seva desse Templo e não nos esqueceremos disso. Se tentarmos desse modo, virá rapidamente. Eu tenho obtido uma resposta muito boa do Ocidente.

Eu vim realmente para me reunir com meus amigos e família, mas eu sou um sannyas, e a pregação sempre me acompanha. Neste tour, tenho ficado em vários lugares, às vezes por três dias, outras por quatro, e ainda outras vezes por apenas um dia, mas obtive muito boa reação por onde tenho passado. Hoje de manhã, recebi um fax de San Jose (Califórnia), onde os devotos querem comprar uma propriedade. Eu pedi que tentassem novamente estabelecer nosso Math lá, e já estão ocupados nessa tarefa. Penso que, pela graça de Srila Guru Maharaj, nosso Math de Londres também virá muito rapidamente. Estou vendo o entusiasmo de todos vocês, meus amigos, meus irmãos espirituais, meus adoráveis devotos, e não tenho dúvida nesse particular. Krishna quer nosso serviço direto, por que então seríamos mesquinhos ao oferecer-Lhe isso. Estamos mantendo o ego de que "Sou devoto de Krishna." Então, agora, precisamos demonstrá-lo. Krishna deu a todos nós alguma habilidade ou alguma facilidade e estamos retendo isso. Todos temos alguma capacidade e, através dela, podemos fazer algo. Agora, a causa chegou, e estamos todos juntos. Precisamos pensar.

Guru Maharaj nos deixou tamanha riqueza em seus livros,e estamos publicando muitos mais. Isso não é brincadeira. Certa vez, Keshava Maharaj me disse:"Govinda Maharaj, se você puder publicar doze livros, porei seu nome na lista de editores, e você receberá muito auxílio e facilidades do governo". Na época, tínhamos publicado apenas oito livros mas eu disse a Kesava Maharaj que eu tentaria publicar quatro mais.

Ainda que isso era muito difícil e tínhamos apenas um pouquinho de dinheiro, eu consegui. Agora, já publicamos mais de sessenta livros do Sri Chaitanya Saraswat Math, mas até hoje não contactei o governo. Não darei sequer um de nossos livros para ser revisto por eles. Penso que, "Quem são eles para revisar os livros de Guru Maharaj"? Eles não têm nenhuma capacidade para fazer isso. Eu não quero seu certificado para Guru Maharaj, e por isso não mandei sequer um livro para sua revisão. Eu não serei capaz de tolerar que eles digam que existe algo de errado com o livro. Eles não têm o direito de revisar o livro de Guru Maharaj.

Desde que eu vim para o Ocidente, muitos jornais do mundo todo deram boas reportagens a respeito de nosso Tour Mundial. Agora de manhã, recebi um recorte de um jornal da Austrália. O artigo tinha o título: "O Ganges vem para a Austrália". Não estamos procurando por elogio mas, mesmo assim, o elogio está chegando até nós. Na realidade, sabemos que eles não têm o direito de nos dar qualquer certifi-cado. Estamos na mesma sala de aula lendo junto com o Senhor Brahma e o Senhor Shiva —Guru Maharaj nos disse isso.

Certa vez, quando era ainda muito jovem, Hari Charan Prabhu estudava sânscrito comigo. Tínhamos feito alguma prova, e Hari Charan Prabhu me disse que queria continuar seus estudos na faculdade. Ele me disse:"Retornarei para a casa de minha família e, depois de me formar na faculdade, voltarei ao Math." Eu fiquei muito triste.

Na época, éramos apenas três ou quatro brahmacharis. Assim, fui até Guru Maharaj e lhe disse: "Maharaj, Hari Charan Prabhu deseja retornar para sua casa para estudar e, quando tiver se formado, retornará para viver no Math."

Guru Maharaj chamou Hari Charan Prabhu e disse: "Você é muito tolo. Você não sabe o que está estudando aqui? Você tem vivido aqui comigo e com outros Vaishnavas por dois anos mas não conseguiu obter bons sentimentos em relação a isso?"

Hari Charan pensou, "O que será que Guru Maharaj está querendo dizer?" E Guru Maharaj continuou: "Você sabe onde está morando? Você está vivendo na mesma ‘faculdade’ junto ao Senhor Brahma, ao Senhor Shiva, Sukadev, Vyasadeva, e com muitos dos rishis poderosos. Você está estudando na mesma sala de aula que eles. Então, o que mais você obterá se retornar à sua casa?" Guru Maharaj expandiu sua explicação desse ponto com muitas explicações, e Hari Charan Prabhu jamais retornou à casa de sua família.

Então, estamos estudando na mesma sala de aula com o Senhor Brahma, Narada, Senhor Shiva, e, se tentarmos realizar isso, obteremos muita força e prosseguiremos de modo muito exclusivo na linha da Consciência de Krishna e juntos, ajudando uns aos outros.

O canto congregacional nos trará mais benefício. Contudo, se olharmos uns aos outros a fim de encontrar erros nos outros, então essa possibilidade se afastará para bem longe de nós. Assim, não devemos ofender uns aos outros.

O ego é algo muito ruim que devemos abandonar. O ego se encontra em todos. Ninguém pode dizer que não possui ego, mas devemos deixar de lado o ego mundano e manter apenas o ego de que: "Eu sou um servo dos Vaishnavas." Esta é a concepção principal necessária para a alma condicionada.

Em um de seus poemas, Srila Saraswati Thakur escreveu que, vaishnavi pratistha tate koro nistha, "Quem é um Vaishnava: quando seu ego crescer para abraçar o ideal de que você é o servo de um Vaishnava, tente e retenha isso em seu coração."

Estou muito feliz e sinto muita paz em meu coração de ver que todos meus irmãos e irmãs espirituais, e meus amigos, sentem muito entusiasmo de cantar em congregação comigo, e, cada vez mais, essa inspiração está vindo, o que, sem dúvidas, traz muita esperança. Se vocês continuarem com isso, eu posso retornar muitas vezes, sem qualquer problema. Antes, isso não fazia parte de meus planos, mas desde que fui convidado pelos devotos, penso que, com a associação dos devotos, eu pregarei um pouco também no Ocidente e não apenas em Puri, em Nabadwip e em Vrindavana. Se Krishna e Guru Maharaj me derem essa oportunidade novamente, por que eu não aceitaria? Tentarei servir aos devotos. Pregar é nossa vida. Guru Maharaj me deu essa vida, e estou tentando isso ao máximo possível.