m

    




Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 

Dhruva viveu neste mundo há muitos e tantos milhares de anos, numa época em que ninguém se interessava em dar números ao tempo. Para nós, é suficiente sabermos que sua era teve lugar há milhares de anos e ficou conhecida como a era de ouro do mundo, quando a civilização era sábia e as pessoas se esforçavam por atingir a perfeição da vida.

Naqueles tempos, o mundo formava uma grande nação com estados governados por reis magos e sábios que se submetiam ao governo imperial daquele entre eles que era aceito como o melhor de todos os reis.

Svayambhuva Manu era o progenitor da humanidade e teve dois filhos de sua esposa Satarupa, que receberam o nome de Uttanapada e Priyavrata. Por serem ambos descendentes diretos de uma expansão plenária do Senhor Supremo, eram muito competentes para reinar sobre o universo inteiro e manter e proteger os cidadãos.

O rei Uttanapada acabou por se tornar o imperador do mundo, e todos os reinos sobre a Terra viviam felizes de ter o sábio e iluminado Utanapada como seu governante e exemplo de dignidade e nobreza, pois ser governado por uma pessoa altamente qualificada espiritualmente eleva o estado de vida de todos os cidadãos. Ele tinha duas rainhas, Suniti e Suruchi. Suruchi, a mãe do príncipe Uttama, era mais amada pelo Rei. Suniti apesar de ser a mãe de Dhurva, o príncipe primogênito, não era a favorita do Rei.

Certa vez, o Rei Uttanapada acariciava o filho de Suruchi, Uttama, pondo-o em seu colo. Dhruva Maharaj também tentava subir ao colo do rei, mas o rei, distraido, não lhe prestava muita atenção.

Quando o menino Dhruva tentava subir ao colo de seu pai, Suruchi, sua madrasta, entrou na sala e viu-o tentando ganhar o colo do pai. Aquela que devia ser como uma segunda mãe ficou possuída por sentimentos de ciúme e inveja não muito apropriados a alguém da nobreza, mas que sempre se manifestam no caráter para testar as pessoas que, em geral, mostram-se incapazes de segurar as rédeas que controlam o eu inferior.

Os nobres não são apenas os herdeiros sanguíneos de algum título formal de nobreza, mas as pessoas capazes de dominar suas paixões inferiores e seus instintos mundanos e que decidem exibir seu melhor carater, mantendo sob controle seu lado inferior.

Mas Suruchi, apesar de rainha e verdadeiramente nobre, e com certeza num momento de fraqueza, deixou-se dominar pela inveja e pelo ciúme e, mostrando todo seu orgulho, começou a falar para ser ouvida pelo menino príncipe e pelo próprio rei:

"Minha querida criança, você não merece sentar no trono ou no colo do rei. Certamente, você também é filho dele, mas já que não nasceu de meu ventre, você não está qualificado a sentar-se no colo de seu pai. É claro que, por ser uma criança de cinco anos, você não tem consciência de que não nasceu de meu ventre mas do de outra mulher. Portanto, deveria saber que seu esforço está fadado ao fracasso. Você está tentando satisfazer um desejo impossível. Se realmente quiser se elevar ao trono do rei, você terá de realizar austeridades severas. Primeiro, precisará satisfazer a Suprema Personalidade de Deus, conhecido também pelo nome de Vishnu, ou Narayana, por ser o refúgio de todas as criaturas, e, só então, você poderá ser favorecido por Ele. Graças a tal adoração, você obterá oportunidade de nascer de meu ventre em sua próxima vida."

Igual a uma serpente que respira pesadamente ao receber uma paulada, Dhruva Maharaj, agredido pelas impiedosas palavras de sua madrasta, começou a respirar pesado, sendo consumido por uma ira devastadora. Ao ver que seu pai permanecia em silêncio e não protestava, imediatamente saiu do palácio e foi ter com sua mãe.