Home
Nossos Mestres
Glória do Math
Logo do Math
Artigos
Fotos
Infantil
Culinária
Yoga
Livros
Calendário 2008/2009
Centros
Links
Seva
Audio MP3/Vídeos
News
E-mail

 

 




 
 


Todos Conhecem
Sua Elevada Posição

Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj

___________________________________________

Em novembro de 1985, por volta da época da iniciação de

sannyasa de Srila Govinda Maharaj, Srila Sridhar Maharaj nos fala desse seu mais amado discípulo. Este texto foi publicado como introdução a seu livro Dignidade do Servo Divino)
_________________________________________________________

Krsna Das Babaji Maharaj foi quem primeiro me chamou a atenção em relação a Govinda Maharaj, e eu gradualmente percebi nele aquela inteligência e qualidades necessárias para a linha do pregador Vaishnava. E houveram ainda muitas apreciações dentro de nosso Math (Templo) e de eruditos de fora também.

O vice-reitor da Universidade de Calcutá apenas ouviu uma palestra de duas horas com Govinda Maharaj e, quando o debate cheogu ao fim, ele veio à minha porta e disse: "Por favor, cuide desse menino, pois ele honrará seu nome. E não pense que eu esteja falando uma besteira. Sou um vice-reitor e portanto lido com milhares de estudantes; por conseguinte, o senhor não deveria subestimar esta minha afirmativa."

Houveram muitas situações como essa. Mandei o jovem Govinda Maharaj para dar uma palestra em Calcutá. Na manhã seguinte, encontrei um cavalheiro que me disse: "Fiquei desapontado que o senhor não pudesse vir pessoalmente, que o senhor negligenciasse a assembléia. Eu convidei o senhor devido à sua explicação da filosofia Bhagavata, mas, ao invés, veio um rapaz como seu representante. Estavam presentes ao menos oito médicos na audiência, mas o rapaz que o senhor nos mandou explicou o Bhagavatam de tal modo que todos ficaram satisfeitos, comentando: 'Este jovem satisfez nossa sede intelectual'."

E, de dentro da Missão, Kesava Maharaj, Goswami Maharaj, Vasudeva Prabhu, Sakhi Babu, Ram Gopal Babu, Madhava Maharaj, Jajavar Maharaj –foram tantos que lhe deram o certificado de ser dotado de algumas qualificações sobrenaturais.

Eu próprio observei em inúmeras ocasiões que a sua sugestão me ajudou. Portanto, eu creio que ele é naturalmente dotado de algum tipo de poder sobrenatural, ainda que aparentemente ele ande por aqui como uma pessoa comum. E ele é dotado ainda de uma concepção profunda a respeito da vida teísta e religiosa.

Eu sempre o via como um pregador, e agora, após tanto tempo, meu desejo se satisfez. E para isso vocês também participaram; a contribuição dos pregadores estrangeiros está envolvida neste fato.

Prabhupada (Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur) desejava que eu pregasse no Ocidente; entretanto, tal não se deu. E nos meus últimos dias, todos vocês vieram. Vieram através de Swami Maharaj (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada) para associar-se comigo, e eu penso que aquilo que eu não pude fazer nesse sentido será feito por Govinda Maharaj, que pegará o fio da meada e o levará adiante, e isto pela vontade divina de meu Mestre.

Swami Maharaj tinha uma conexão muito íntima com ele. Mesmo considerando a grande diferença de idade, ainda assim, ele tinha com Govinda Maharaj uma conexão muito afetuosa e próxima. E não foi apenas ele, mas eu vi que muitas almas sinceras que vieram ficar sob a direção de nosso Guru Maharaj, todos tinham um fluxo subjacente de simpatia por ele.

Então, não sabemos o que se passa na mente universal. Pode ser que aquilo que meu Guru Maharaj esperava de mim venha a ser feito por meio dele, graças ao auxílio amigo e afetuoso de todos vocês. Hare Krishna! Gaura Haribol! Desejamos-lhe o sucesso em sua vida de pregação.

Pergunta: Maharaj, certa vez o senhor disse que Swami Maharaj e Govinda Maharaj foram dar uma palestra, e que Swami Maharaj tocou o tambor mridanga e pediu a Govinda Maharaj que desse a palestra. O senhor lembra disso?

Srila Guru Maharaj: Na ocasião em que Govinda Maharaj explicou o Bhagavatam em Calcutá, Swami Maharaj não era um sannyasi mas foi e tocou a mridanga. Swami Maharaj sabia como tocar a mridanga, portanto ele o fez.

Swami Maharaj era um homem sóbrio e sênior, por isso, eu mandei Govinda Maharaj sob sua orientação, e espontaneamente Swami Maharaj assumiu o papel de tocar a mridanga nessa reunião.

Um de nossos devotos atualmente reside nessa mesma casa. Essa casa pertencia a um dos mercadores bengalis de carvão, e atualmente pertence a Karnani. Nessa mesma casa houve um pandal (um evento de pregação sob uma cobertura de pano colorido), e, na manhã seguinte, quando eu fui visitar o local, o proprietário me disse: "No princípio, pensei que o senhor havia negligenciado nosso encontro, mas ficamos mais do que satisfeitos com quem o senhor nos enviou. Todos os eruditos presentes me disseram que este jovem deu uma palestra e lidou com assuntos tão sutis, refinados e elevados sobre o Srimad-Bhagavatam: o adhoksaja, aprakrita, todas essas coisas: a classificação, o conhecimento, dando explicações sobre tantas coisas. Os intelectos desses eruditos ficaram mais do que satisfeitos." Isto foi dito pelo proprietário, Satkori Banerjee. E Swami Maharaj estava presente nessa ocasião e tocou a mridanga.

Quando ele começou sua pregação no estrangeiro, Swami Maharaj escreveu a primeira carta não para mim mas para Govinda Maharaj, dizendo: "Por favor, peça a Sridhar Maharaj sobre isto e aquilo..." A carta dirigia-se a ele —sua primeira carta da América. Achyutananda e Ramanuja, esses dois discípulos de Swami Maharaj, vieram ao nosso Math nessa época. Swami Maharaj os mandou para que ficassem sob os cuidados de Govinda Maharaj, e eles trouxeram a carta com eles.

Pergunta: Maharaj, diga-nos, por favor, o que seus Irmãos Espirituais dizem de Govinda Maharaj?

Srila Guru Maharaj: Kesava Maharaj enfatizou que Govinda Maharaj tem a capacidade de fazer o que desejar fazer; ele poderá realizar qualquer coisa que desejar; ele tem essa capacidade.

Sakhi Babu era um comerciante bem-sucedido. Saiu de sua casa com apenas quinze rúpias e se converteu no mestre de milhões de rúpias e construiu o prédio de Prabhupada no Chaitanya Math, e o grande templo de Mahaprabhu, e tantas outras coisas. Foi ele quem também comprou esta terra para mim. Ele fez muitas afirmativas, mas um comentário feito a Govinda Maharaj foi: "Você é só um menino, jovem, entretanto você tem tanta inteligência que será que você quer me enlouquecer? Você me enlouquecerá? Para um menino pequeno, você é dotado de tamanha inteligência!"

Certa vez, Tirtha Maharaj convidou nosso grupo de parikrama a Mayapur, e nossos homens estavam tomando prasadam. Sakhi Babu disse a Govinda Maharaj: "Você, me faça o favor de supervisionar que seus homens estejam corretamente recebendo prasadam". Govinda Maharaj respondeu: "O que o senhor me diz? Tirtha Maharaj administrou a inteira missão de Prabhupada. Ele convidou nossos homens e, mesmo que deixe de alimentar os seus próprios homens, ele alimentará aqueles a quem convidou. Ele é um administrador capaz e, se eu for lá para supervisionar, isso será visto como um insulto direto a ele". Diante disso, Sakhi Babu afirmou: "Meu menino, você é tão inteligente!"

E em Imlitala, quando retornávamos de Badrinarayana, os devotos discutiam, "Em qual ano Mahaprabhu visitou este local? Vá e pergunte a Sridhar Maharaj". Sakhi Babu disse, "Perguntem a Sridhar Maharaj em que ano Mahaprabhu visitou este lugar. Será que isso está escrito num dos versos sânscritos que Ele compôs e que estão gravados no mármore daqui?"

Havia alguns slokas sânscritos por lá. Muitos eruditos vieram e os leram, mas não puderam compreender o significado. Então, Govinda Maharaj disse: "Oh, há tantos slokas escritos por Guru Maharaj e gravados aqui. A data tem de estar aqui." Assim, ele começou a ler e encontrou: "Oh, aqui menciona-se a data". Todos ficaram perplexos: "Este menino descobriu o significado. Tantos eruditos falharam, mas é algo tão simples de se ver."

Houve uma época em que haviam maus sentimentos entre nós e Kunja Babu-Tirtha Maharaj, porque ele não nos podia hospedar, mesmo após tanta ajuda que lhe havíamos dado. Eu fiz os arranjos para que se formasse um conselho administrativo com todos nós como membros. Mas, quando terminou o compromisso, ele nem se preocupou em satisfazer essa condição; assim, mantivemo-nos distantes dele. Estávamos num parikrama e, na estação de trem de Mathura. Nossa cabine reservada estava ao lado da cabine reservada a Tirtha Maharaj: a nossa à frente e a dele ao fundo. Evitamos vê-lo. Contudo, ele era um membro mais antigo de nossa Missão.

Muitos de nós estávamos juntos mas evitamos vê-lo. Mas Govinda Maharaj, particularmente, foi a seu encontro, pois ouvira que nosso Guru Maharaj tinha muito afeto por Tirtha Maharaj. Assim, ele foi vê-lo em particular e, é claro, prestou-lhe toda honra e dandavats. Então, Tirtha Maharaj afirmou: "Este menino tem dentro de si a verdadeira fé Vaishnava".

Madhava Maharaj, em certa ocasião em que administrava algum litígio, disse: "Você é um menino muito dourado, mas nós não pudemos conseguir este seu serviço integral. Esta é nossa tristeza."

Jajavar Maharaj, outro dia, disse a Govinda Maharaj: "Você é a única pessoa que será capaz de manter o prestígio de Sridhar Maharaj. Eu estou satisfeito com suas atividades; elas são todas corretas. Você é a pessoa mais apropriada para cuidar de todos os aspectos".

Quando Govinda Maharaj se juntou a nós, ele estudava na Escola próxima ao lugar de Vrindavan Dasa Thakur, Bramanpura. Quatro ou cinco anos depois, quando visitava esse lugar, ele foi convidado a explicar o Bhagavatam. Todo o corpo-docente de sua escola, incluindo o Reitor, veio ouvir o Bhagavatam. Eles declararam que, "Ele está falando todas essas coisas como um papagaio. É impossível que o que ele diz faça parte de sua própria vivência."

Então, um cavalheiro disse: "Façam-lhe alguma pergunta, então ficará claro se ele é apenas um papagaio repetindo ou se ele tem verdadeiro conhecimento".

Fizeram-lhe várias perguntas e ficaram atônitos ao ouvirem as respostas. Na ocasião afirmaram: "Oh, tão-só há cinco ou seis anos atrás ele era tal e qual, e tudo que Deus fazé maravilhoso! Ele se tornou tamanho erudito que está impressionando a todos com seu conhecimento sobrenatural". Todos ficaram estarrecidos.

Certa vez, ele foi à residência de um zamindar (latifundiário) em Chaitanyapura. Disseram-lhe que geralmente as pessoas comuns mantêm algum preconceito contra o Vaishnava- dharma; desde que não podem compreendê-lo, eles fazem pouco dele. Então, um cavalheiro mais velho que fora com Govinda Maharaj lhes disse: "O próprio Sridhar Maharaj não veio, mas somente este menino. Façam-lhe perguntas e conhecerão a elevada posição do próprio Sridhar Maharaj. Podem questionar este menino."

Quando vieram discutir Vaishnavismo com ele, Govinda Maharaj lhes disse: "Vocês são muitos. Escolham um dentre vocês, que falará comigo. Escolham a pessoa que considerem mais apropriada e deixem-na falar comigo, enquanto todos vocês ouvem."

Então, eles nomearam um representante: "Ele falará, e nós ouviremos." Nisso, Govinda Maharaj explicou: "Deixem-me fazer uma pequena introdução; pratyaksa, paroksha, aparoksha, adhokshaja e aprakrita. São cinco planos de conhecimento. Esse é o sintoma de todas essas camadas. Agora, de qual plano você está vindo?" Através dessa introdução, ele os derrotou. Eles sentiram que, "Quando você fala desse modo, que tipo de resposta podemos lhe dar? Tudo será um desperdício. Como poderemos discutir com você?"

Ram Gopal Babu era um membro veterano desta Missão. Anteriormente, fora um administrador. Ele era formado pela Universidade de Calcutá e era um Administrador Público do sucessor de Maharaj Krishnachandra, bem como de outro grande latifundiário da região. Ele era um homem muito experiente, direito e correto. Quando ele preparou o livro Bhakti-rasamrita-sindhu sob minha orientação, ele leu a composição de um poema Sânscrito de Govinda Maharaje ficou tão impressionado com o uso das palavras e o significado que de repente o abraçou, dizendo: "Você pode produzir coisas tão elevadas! Você é um menino mas pôde compor um poema em sânscrito tão maravilhoso!"

Mas, quando recebeu a poesia sânscrita de outro acadêmico, seu irmão espiritual, esta era tão grosseira que ele respondeu, dizendo: "Por que você está me mostrando isso? Eu não gosto dessa composição, mas a composição de Govinda Maharaj..."